Mercados

Bovespa caminha para ter a maior alta diária em 5 anos

Às 15h55, o Ibovespa avançava 5,35 por cento, a 58.268 pontos. Se confirmada, alta será a maior desde 29 de outubro de 2009


	Operadores na Bovespa: volume financeiro do pregão alcançava 7,7 bilhões de reais
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Operadores na Bovespa: volume financeiro do pregão alcançava 7,7 bilhões de reais (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 16h23.

O principal índice da Bovespa caminhava para fechar com a maior alta desde outubro de 2009, puxado pelo avanço de mais de 10 por cento das ações da Petrobras, em meio à repercussão positiva das últimas notícias da corrida presidencial.

Às 15h55, o Ibovespa avançava 5,35 por cento, a 58.268 pontos. Se o índice confirmar essa alta no fechamento, será o maior ganho percentual diário desde 29 de outubro de 2009, quando encerrou com elevação de 5,9 por cento.

O volume financeiro do pregão alcançava 7,7 bilhões de reais.

"O fim de semana foi repleto de boas notícias para Aécio Neves. E o quadro externo está mais calmo, permitindo que eventos domésticos tenham forte impacto", disse o analista de renda variável Fabio Lemos, da Sao Paulo Investments.

Operadores e analistas do mercado têm manifestado insatisfação com as diretrizes econômicas do atual governo e perspectivas de alternância em Brasília têm servido como argumento para compras na bolsa nos últimos meses e vice-versa.

No fim de semana, pesquisa Sensus mostrou o candidato do PSDB liderando com ampla vantagem o segundo turno da corrida presidencial contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e, além disso, foram anunciados o apoio de Marina Silva e da família de Eduardo Campos ao tucano.

As ações da Petrobras , fortemente atreladas às eleições, disparavam 10 por cento, mas operadores também citavam cobertura de posições vendidas mirando o exercício de contratos de opções sobre ações na próxima semana.

Mais cedo, em nota a clientes, o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, lembrou que a semana tem pesquisas Vox Populi, Ibope e Datafolha que, somadas com o debate entre os dois presidenciáveis na terça-feira na TV, vão canalizar as atenções do mercado.

China

A alta dos papéis da Vale também contribuía com o avanço do Ibovespa, reagindo a dados de setembro do comércio exterior da China, entre eles que as compras de minério de ferro alcançaram o segundo maior nível do ano.

A alta de 4 por cento nos preços futuros do minério de ferro na China nesta sessão era outro componente favorável para as ações da mineradora brasileira. O contrato do minério à vista também registrou avanço nesta segunda-feira.

Do noticiário corporativo, a Oi e a Telemar Participações disseram que estão integralmente mantidos os compromissos de promover a listagem da CorpCo, empresa resultante da fusão da Oi com a Portugal Telecom, no Novo Mercado da BM&FBovespa. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEleiçõesEleições 2014EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPolítica no Brasil

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame