Bovespa acumula ganho de 1,26% na semana
Por Claudia Violante São Paulo - Depois de uma abertura em queda, decorrente do anúncio de aumento do depósito compulsório pelo Banco da China, o índice Bovespa virou e operou em alta no restante do pregão desta sexta-feira. O vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira puxou para cima os preços dos papéis da […]
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 17h28.
Por Claudia Violante
São Paulo - Depois de uma abertura em queda, decorrente do anúncio de aumento do depósito compulsório pelo Banco da China, o índice Bovespa virou e operou em alta no restante do pregão desta sexta-feira. O vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira puxou para cima os preços dos papéis da Petrobras e da Vale e estes sustentaram o desempenho do índice.
O Ibovespa terminou o dia em alta de 0,31%, aos 70.940,22 pontos. Na semana, subiu 1,26%. No mês e no ano, acumula ganho de 2,36%. Hoje, o índice registrou 70.397 pontos na mínima (-0,46%) e 71.184 pontos (+0,65%) na máxima. O giro financeiro somou R$ 5,526 bilhões. Os dados são preliminares.
As ações da Petrobras tiveram desempenho melhor e subiram 0,89% na ON e 0,88% na PN. O petróleo, que caiu em boa parte da sessão, também acabou virando para cima à tarde, não oferecendo nenhuma resistência aos papéis da petrolífera brasileira. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o contrato para fevereiro terminou em alta de 0,15%, a US$ 91,54 o barril.
Vale ON subiu 0,44% e a PNA, 0,57%, em dia de fechamento misto no mercado de metais. Pela manhã, as commodities reagiram em baixa ao anúncio do Banco do Povo da China de que vai elevar a taxa do compulsório dos bancos em 0,50 ponto porcentual a partir de 20 de janeiro. A notícia chegou a afetar os negócios nas bolsas de um modo geral, mas depois os investidores foram dando espaço para outras informações, como os indicadores norte-americanos e os balanços.
Nos EUA, às 18h20, o Dow Jones avançava 0,45%, o S&P subia 0,59% e o Nasdaq tinha alta de 0,63%. Os balanços conhecidos entre ontem e hoje deram fôlego aos negócios, depois dos dados mistos sobre a economia do país. Vieram bons os números de Intel e JPMorgan.