Exame Logo

Bolsas na Ásia e Pacífico fecham em baixa

Os mercados chineses estão pressionados por temores em relação ao setor imobiliário

Bolsa de Xangai: o Xangai Composto, caiu 0,16%, a 2.051,71 pontos (Qilai Shen/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 08h44.

São Paulo - As bolsas na região da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa nesta quinta-feira, com os mercados chineses pressionados por temores em relação ao setor imobiliário e o de Sydney influenciado pela fraqueza nos preços do minério de ferro e por números de emprego piores do que o esperado.

Na China, o principal índice acionário, o Xangai Composto, caiu 0,16%, a 2.051,71 pontos. Já o Shenzhen Composto, que acompanha empresas chinesas menores, recuou 0,2%, a 1.066,56 pontos.

Veja também

Preocupações com a desaceleração dos preços dos imóveis atingiram grandes empresas do setor, como a Poly Real Estate (-2,3%) e a China Merchants Property Development (-2,6%).

A falta de novidades sobre mais reformas na China também pesou no sentimento hoje. "Não há nada de novo em termos de dados econômicos ou comentários de Pequim. Então, o índice (Xangai Composto) está apenas oscilando", comentou Tang Yonggang, analista da Hongyuan Securities.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve queda de 0,4%, a 23.175,02 pontos, caindo pela segunda sessão consecutiva após atingir máxima em mais de cinco semanas na terça-feira.

Entre bolsas menores da Ásia, o índice sul-coreano Kospi cedeu 0,15%, a 2.011,65 pontos, enquanto o Taiex, de Taiwan, recuou 0,3%, a 9.204,65 pontos, e o JSX, de Jacarta, desvalorizou 0,8%, a 4.934,4 pontos, após o Banco Central da Indonésia ter decidido manter a taxa básica de juros inalterada em 7,5%.

Na Oceania, o pregão também foi negativo no mercado australiano, diante da queda recente nos preços do minério de ferro e dos últimos dados de emprego do país.

A taxa de desemprego da Austrália ficou inalterada em 5,8% em maio, ante previsão de aumento a 5,9%, mas o número de pessoas empregadas apresentou queda de 4,8 mil no mês passado, contrariando a projeção de um aumento de 10 mil.

O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, encerrou o dia em baixa de 0,5%, a 5.428,80. O setor minerador liderou as perdas: Fortescue Metals despencou 4,6% e Rio Tinto perdeu 1,1%. Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame