Mercados

Bolsas de NY encerram três dias de queda por Bernanke

Nova York - Os mercados acionários dos Estados Unidos interromperam uma série de três dias de perdas, mas encerraram o pregão muito abaixo das máximas desta quarta-feira. A sugestão do Federal Reserve de que o banco central norte-americano pode dar mais estímulos à economia teve dupla interpretação pelo mercado. Se, por um lado, ajudaria na […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 18h41.

Nova York - Os mercados acionários dos Estados Unidos interromperam uma série de três dias de perdas, mas encerraram o pregão muito abaixo das máximas desta quarta-feira.

A sugestão do Federal Reserve de que o banco central norte-americano pode dar mais estímulos à economia teve dupla interpretação pelo mercado. Se, por um lado, ajudaria na recuperação, por outro, pode indicar que o Fed não vê um sinal promissor para o país.

O Dow Jones avançou 0,36 por cento, a 12.491 pontos. O Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,31 por cento, a 1.317 pontos. O Nasdaq subiu 0,54 por cento, a 2.796 pontos.

Os três principais índices do mercado de ações dos EUA subiram mais de 1 por cento em seus picos na sessão, após o chairman do Fed, Ben Bernanke, sugerir que o Fed pode considerar medidas adicionais para amparar a economia caso as previsões se agravem. Ações dos setores de energia e matérias-primas lideraram os ganhos, mas o rali perdeu força durante a tarde.

"Os comentários de Bernanke foram positivos para a sessão nesta manhã, mas ficamos exaltados demais mais cedo", disse Richard Sichel, vice-presidente de investimentos na Philadelphia Trust.

"Os comentários não foram otimistas de maneira alguma, e, obviamente, ninguém quer que a economia chegue a um ponto no qual mais estímulos serão necessários".

O programa de compra de bônus de 600 bilhões de dólares do Fed, conhecido como QE2, contribuiu para maximizar ganhos de ações desde setembro.

Falando ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, Bernanke disse que "a recente fraqueza econômica pode se provar mais persistente que o esperado... implicando na necessidade de mais políticas de suporte".

Investidores do mercado de ações consideravam improvável que o Fed pudesse conceder mais estímulos, mas o desapontador relatório de junho sobre o mercado de trabalho alterou algumas percepções.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Chanel compra fatia da MB&F e aumenta aposta em relógios

“Chegou a hora de ajustar a política monetária”, afirma Powell em Jackson Hole

Ibovespa fecha em alta com reação positiva do mercado ao discurso de Powell

A corrida do ouro: o que explica a alta do metal?

Mais na Exame