Mercados

Bolsas da Ásia têm números positivos; HK sobe 0,3%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia fechou em elevação nesta quinta-feira, após o mau resultado da véspera. Houve presença de caçadores de ofertas. Os investidores, contudo, estiveram cautelosos, na expectativa do lançamento do plano quinquenal chinês e por conta das turbulências políticas no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 06h39.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia fechou em elevação nesta quinta-feira, após o mau resultado da véspera. Houve presença de caçadores de ofertas. Os investidores, contudo, estiveram cautelosos, na expectativa do lançamento do plano quinquenal chinês e por conta das turbulências políticas no Oriente Médio e no norte da África.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que apresentou ligeira alta. O índice Hang Seng subiu 73,76 pontos, ou 0,3%, e encerrou aos 23.122,42 pontos.

Já as Bolsas da China fecharam no campo negativo pela segunda sessão seguida. As preocupações sobre medidas de aperto monetário estimularam a realização de lucros. O índice Xangai Composto caiu 0,4% e fechou aos 2.902,98 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 1,6% e encerrou aos 1.272,00 pontos.

O yuan teve leve desvalorização em relação ao dólar, devido à grande procura por parte dos importadores. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5731 yuans, de 6,5727 yuans do fechamento de quarta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,5695 yuans, de 6,5736 yuans ontem.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, com ações financeiras e de companhias petroquímicas recuperando-se dos fortes declínios registrados na quarta-feira, ao mesmo tempo em que o lançamento do iPad 2, da Apple, deu impulso aos fornecedores de componentes tecnológicos. O índice Taiwan Weighted avançou 1,37% e fechou aos 8.738,37 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul avançou 2,2% e fechou aos 1.970,66 pontos, ajudado pelo dados da produção industrial de janeiro.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou um pregão dominado pela cautela com o índice S&P/ASX 200 em alta de 0,1%, fechando aos 4.806,4 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou na maior alta em três semanas. O índice PSE subiu 1,60% e encerrou aos 3.834,05 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em alta, uma vez que o mercado local esteve comprador devido aos fortes dados econômicos nos EUA e uma vez que os investidores procuraram lucrar com ações que estiveram em baixa nas últimas sessões. O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 3.037,35 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,2% e fechou aos 3.494,54 pontos, com investidores estrangeiros adquirindo papeis relacionados a commodities e produtos de consumo, mantendo o índice no território positivo.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 0,3% e fechou aos 990,08 pontos, mas chegou aos 993,27 pontos no intraday, com realizações de lucros em ações de energia. Alta em papeis de bancos, as quais foram beneficiadas pela alta da taxa de juros, ajudou a compensar as perdas.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,5% e fechou aos 1.506,88 por conta de compras de papeis que estiveram em queda, mas o volume esteve menor à tarde, indicando que alguns operadores permanecem cautelosos e estão de lado. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro da Vale (VALE3) supera expectativas e sobe 210%, para US$ 2,76 bilhões

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Ibovespa retorna aos 125 mil pontos após IPCA-15 e PIB dos EUA virem acima do esperado

IA transforma tarefas em Wall Street, mas profissionais ainda estão céticos

Mais na Exame