Mercados

Bolsas da Ásia seguem em recuperação e Hong Kong sobe 0,6%

Bolsas da China tiveram alta acentuada, no embalo dos ganhos nos demais mercados regionais.

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 07h09.

Tóquio - Após as fortes perdas verificadas na semana passada, os mercados asiáticos seguiram em alta nesta terça-feira. A recuperação foi liderada pelas expectativas de solução para a crise da Grécia e pela presença de investidores em busca de ofertas de ocasião.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, onde os caçadores de barganhas fizeram o mercado fechar no campo positivo, depois de o índice cair 12 vezes nos últimos 13 pregões. A cobertura de posições estendeu os ganhos. O Hang Seng ganhou 116,83 pontos, ou 0,6%, e encerrou aos 19.039,15 pontos - desde 3 de maio, contudo, o índice acumula baixa de 10,7%.

As Bolsas da China tiveram alta acentuada, no embalo dos ganhos nos demais mercados regionais. Os investidores depositaram novamente suas esperanças em medidas de estímulo por parte de Pequim, embora o volume de negociação sugira que a recuperação possa ser de curta duração. O Xangai Composto subiu 1,1% e terminou aos 2.373,31 pontos. O Shenzhen Composto avançou 1,5%, aos 955,70 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta de 1,15%, com o índice Taiwan Weighted aos 7.274,89 pontos, apesar da incerteza gerada pela cúpula de urgência na Europa convocada para tratar da crise na Grécia, amanhã, em Bruxelas.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, recuperou-se pela segunda sessão seguida. O índice Kospi subiu 1,64%, aos 1.828,69 pontos. Bancos se destacaram, enquanto que construtoras e blue chips de tecnologia recuperaram perdas.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney teve a maior alta em cinco semanas com a expectativa de que a Europa comece a resolver a crise da dívida a partir da cúpula de amanhã, além dos comentários de apoio dos líderes do G-8 e do premiê chinês Wen Jiabao. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,16%, aos 4.121,00 pontos.

Já nas Filipinas, a Bolsa de Manila teve ligeira alta, com a pressão por realização de lucros limitando os ganhos. O índice PSEi subiu 0,1% e terminou aos 4.958,43 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame