Mercados

Bolsas da Ásia encerram em alta; Xangai ganha 1,4%

Os bons números em Wall Street e o embalo nas bolsas chinesas nortearam os investidores nos mercados

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 08h33.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram alta nesta sexta-feira. Os bons números em Wall Street e o embalo nas bolsas chinesas nortearam os investidores da região.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, estimulada ainda pelo otimismo sobre os balanços corporativos e as esperanças de que a conferência nacional, a ser realizada este fim de semana em Pequim, resulte em políticas que estimulem o consumo doméstico na China. O índice Hang Seng ganhou 174,30 pontos, ou 0,8%, e encerrou aos 21.562,26 pontos - na semana, o índice acumulou alta de 0,7%.

As Bolsas da China também terminaram no campo positivo, com a maior pontuação em 15 semanas. O setor imobiliário liderou os ganhos, após uma reportagem sobre as medidas dos bancos estatais para dar suporte ao crédito gerar esperanças de uma forte demanda por imóveis. O índice Xangai Composto subiu 1,4% e terminou aos 2.460,69 pontos - na semana, o índice acumulou alta de 0,8%. O índice Shenzhen Composto ganhou 2% e encerrou aos 980,77 pontos.

O yuan subiu significativamente ante o dólar uma vez que o banco central levou o câmbio à valorização por meio da taxa de referência diária. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,2982 yuans, de 6,3002 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,2980 yuans, de 6,3016 yuans na véspera.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, no rastro dos ganhos anotados em Wall Street. O índice Taiwan Weighted avançou 0,32% e fechou aos 8.144,04 pontos.

No retomada das negociações após o feriado de ontem, a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, também fechou em alta. O índice Kospi avançou 0,22% e terminou aos 2.034,63 pontos, estendendo uma série de três fechamentos positivos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney subiu com o auxílio das ações estrangeiras e do mercado de commodities, que se recuperaram após a Associação Internacional de Swaps e Derivativos anunciar que a Grécia não abriu falência. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,41% e fechou aos 4.273,10 pontos.

Em Manila, a Bolsa das Filipinas fechou em forte alta, com recorde de pontuação, em virtude da redução em 0,25 ponto porcentual da taxa de juros pelo banco central. O índice PSE escalou 1,7% e terminou aos 5.016,30 pontos, com pesado volume de negociações.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta, liderada por ganhos em ações cíclicas, uma vez que o otimismo do investidor com a economia global recebeu impulso após dados positivos do mercado de trabalho dos EUA e as vendas no varejo ontem. O índice Straits Times subiu 0,5% e fechou aos 2.993,49 pontos.


O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, terminou estável, aos 1.165,15 pontos; a alta dos preços do petróleo impulsionou os papéis ligados a energia, mas afetaram os sensíveis à commodity.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,1% e encerrou aos 4.004,87 pontos, uma vez que os fundos estrangeiros acumularam papéis de produtos de consumo e players de commodities na expectativa de fortes lucros em 2011.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, avançou 0,7% e fechou aos 1.583,78 pontos, com ações do setor imobiliário e financeiro liderando os ganhos. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Netflix aumenta venda de anúncios e ação atinge valor histórico

O impasse sobre a queda de juros nos EUA que coloca grandes gestores em pontas opostas

Oportunidade imperdível e BC ‘no corner’: Stuhlberger e Xavier já veem aumento da Selic

Fim da seca? Presidente da CVM vê demanda represada para IPOs

Mais na Exame