As empresas que trabalham com metais também tiveram ganhos substanciais na China, onde o índice Xangai Composto subiu 1,2%, para 2.231,17 pontos (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de maio de 2013 às 06h58.
Tóquio - Os mercados de ações da Ásia fecharam majoritariamente em terreno positivo nesta segunda-feira, influenciados pelos positivos resultados do mercado de trabalho dos Estados Unidos e pelos ganhos em Wall Street. A Bolsa de Tóquio permaneceu fechada por causa de um feriado.
O número de empregos nos EUA aumentou mais do que o esperado em abril, de acordo com um relatório do Departamento de Trabalho divulgado na sexta-feira.
Os dados foram tomados como mais uma evidência de uma contínua recuperação na maior economia do mundo, levando o índice Dow Jones para um novo recorde durante o último pregão da semana.
Com este impulso, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, avançou 0,5%, para 5.156,20 pontos. As ações de mineradoras tiveram ganhos fortes, respondendo favoravelmente a um aumento dos preços das commodities na sexta-feira após a divulgação do relatório de empregos dos EUA. A Rio Tinto saltou 3,1% e a BHP Billiton subiu 2,8%.
As empresas que trabalham com metais também tiveram ganhos substanciais na China, onde o índice Xangai Composto subiu 1,2%, para 2.231,17 pontos. A Jiangxi Copper saltou 5,2% e a Yunnan Copper subiu 3,2%. O índice Shenzhen Composto subiu 1,9%, para 953,98 pontos.
Nesta segunda-feira, o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, continuou sua ascensão ao avançar mais 1% para 22.915,09 pontos.
"Os positivos dados econômicos dos Estados Unidos e o relaxamento do Banco Central Europeu oferecem um cenário favorável. Mas, não se esqueça que a economia da China continua a ser uma preocupação. Os investidores não devem se empolgar demais por causa da recente recuperação", afirmou o diretor da Prudential Brokerage, Alvin Cheung.
A Galaxy Entertainment subiu 5,9% em Hong Kong depois de a empresa de jogos pagou 3,25 bilhões dólares de Hong Kong para adquirir um cassino e um hotel da Get Nice Holdings, que também saltou 11,3%.
O índice Kospi, da Coreia do Sul, terminou o dia em queda de 0,2% aos 1.961,48 pontos, tendo em vista que estrangeiros se tornaram vendedores líquidos. O mercado teve um bom início, sustentado pelos dados de emprego nos EUA, mas perdeu força no final da sessão, pois exportadores lutaram recente tendência de alta do won. A Hyundai Motor perdeu 1,5% e a LG Display recuou 0,3%.
Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted fechou no maior nível em 21 meses, com alta de 0,4% aos 8.169,05 pontos, depois de atingir a máxima intraday de 8.197,52 pontos. Além dos dados norte-americanos, a Bolsa de Taipé foi puxada por positivos resultados corporativos.
As ações nas Filipinas terminaram o pregão em queda, com os investidores realizando lucros após o índice PSEi atingir novas máximos. "Os investidores só realizaram lucros em meio a persistentes preocupações de valorização. As pessoas devem estar esperando mais uma boa notícia para justificar os preços que vemos agora", disse April Lee-Tan, diretor de pesquisa da COL Financeiro.
O índice PSEi recuou 0,6%, para 7.170,65 pontos depois de subir mais cedo para um recorde de 7.284,34 pontos. As informações são da Dow Jones.