Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta após ganhos em NY

As ações na Bolsa de Taipé terminaram em alta, com o índice Taiwan Weighted avançando 0,5%, para 7.894,12 pontos


	O índice Xangai Composto ganhou 0,2%, a 2.301,26 pontos, após os investidores analisarem os recentes ganhos de algumas das maiores empresas da China
 (Getty Images)

O índice Xangai Composto ganhou 0,2%, a 2.301,26 pontos, após os investidores analisarem os recentes ganhos de algumas das maiores empresas da China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 07h07.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em terreno positivo nesta quarta-feira, depois de uma forte alta em Wall Street. Além disso, as ações em Xangai e Hong Kong avançaram com a progressão da temporada de resultados corporativos da China.

O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, subiu 0,7%, para 22.464,82 pontos, e o índice Xangai Composto ganhou 0,2%, a 2.301,26 pontos, após os investidores analisarem os recentes ganhos de algumas das maiores empresas da China. O índice Shenzhen Composto avançou 0,2%, para 955,24 pontos.

Em foco na China estavam os bancos do continente, com o Banco Agrícola da China e o Banco da China avançaram 0,5% e 2%, respectivamente, em Hong Kong, apesar de relatarem uma desaceleração no crescimento do lucro.

O Banco da China disse que seu lucro líquido subiu 12% em 2012, resultado maior do que as expectativas dos analistas. O lucro líquido em 2012 do Banco Agrícola da China ficou um pouco abaixo do que as expectativas.

Também em Hong Kong, a Hutchison Whampoa subiu 1,6% depois de anunciar um aumento de 19% no lucro subjacente de 2012, uma vez que a principal empresa do bilionário de Hong Kong Li Ka-Shing se beneficiou de investimentos na Europa.

Mais amplamente, a Ásia foi influenciada pelos bons resultados de Wall Street, onde o índice S&P 500 fechou quase em seu maior nível de todos os tempos.

Na terça-feira nos EUA, foram anunciados dados econômicos divergentes, mas os ganhos em Nova York sugerem que os investidores estavam focando os aspectos positivos.


As ações na Bolsa de Taipé terminaram em alta, com o índice Taiwan Weighted avançando 0,5%, para 7.894,12 pontos. A HTC subiu 0,8%, a AU Optronics ganhou 1,9% e a TSMC fechou em alta de 1,5%.

Além dos sinais positivos da economia dos Estados Unidos, a Bolsa de Sydney foi ajudada pelas ações de mineradoras, levando o índice S&P/ASX 200 a fechar em alta de 0,9%, aos 4.995 pontos. A Fortescue Metals Group ganhou 4,5% depois que a empresa foi elevada para "Outperform" pelo JPMorgan. A BHP Billiton e a Rio Tinto avançaram 0,8% e 0,5%, respectivamente.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, terminou em alta de 0,5%, aos 1.993,44 pontos, uma vez que os ganhos contínuos nas ações de montadoras e empresas do setor de químicos ajudaram a compensar as vendas líquidas dos estrangeiros.

"As venda dos estrangeiros se focaram na Samsung Electronics e o fluxo de saída de recursos estrangeiros para mercados avançados evitou que o índice subisse mais hoje", afirmou o analista Son Wi-chang da Hyundai Securities.

Entre os destaques positivos, a Kia Motors ganhou 2,2% e SK Innovation subiu 2,5%. A Samsung Electronics caiu 0,3%.

As ações das Filipinas avançaram e fecharam próximas a um novo recorde, alimentadas pela decisão da Fitch de elevar a classificação de crédito do país "para um grau de investimento".

O índice PSEi ganhou 2,7%, a 6.847,47 pontos, um avanço de 18% até agora neste ano. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame