Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 subiu 1,3%, para 5.104,10 pontos, mas ficou abaixo da máxima da sessão de 5.112,5 pontos - o maior nível desde setembro de 2008


	O índice Xangai Composto terminou a sessão com um forte desempenho, subindo 2,3%, para 2.365,59 pontos
 (Getty Images)

O índice Xangai Composto terminou a sessão com um forte desempenho, subindo 2,3%, para 2.365,59 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 08h11.

Tóquio - Mercados de ações asiáticos encerraram o mês de fevereiro com ações em alta, tendo em vista que as preocupações vindas da Itália diminuíram.

Poucos dias após as inconclusivas eleições italianas provocarem uma pesada onda de vendas na Ásia, a Europa indicou sinais otimistas durante a quarta-feira ajudando os mercados acionários voltarem ao terreno positivo nesta quinta-feira.

Um leilão de títulos de 10 anos italianos, o primeiro desde a eleição, encontrou uma forte demanda apesar dos rendimentos estarem em seu nível mais alto desde outubro.

Além disso, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse que a instituição preservará a integridade da zona do euro, um sinal de que continuará com sua política monetária acomodatícia.

Os comentários se uniram a recentes comentários do presidente do Federal Reserve dos EUA, Ben Bernanke, que também reiterou seu compromisso de relaxar a política monetária.

As garantias das autoridades ajudaram a inspirar os ganhos no último dia de fevereiro - um mês que tem visto o forte rali em ações asiáticas perder parte de sua força.

O índice Xangai Composto terminou a sessão com um forte desempenho, subindo 2,3%, para 2.365,59 pontos. Bancos e incorporadoras imobiliárias lideraram os ganhos, um sinal de que as preocupações recentes sobre o aperto da política de Pequim para o mercado imobiliário estão desaparecendo.


A China Construction Bank subiu 1,7% e a incorporadora China Vanke subiu 6% depois de reportar um aumento de 30,4% no lucro da empresa.

O índice Hang Seng subiu 2%, para 23.020,27 pontos, sua segunda melhor performance em 2013.Além do otimismo vindo da Europa, houve também uma série de relatórios corporativos com ganhos que ajudaram a Bolsa de Hong Kong.

A Sino Terra subiu 3,4% após a empresa publicar um forte conjunto de resultados provisórios, com lucro líquido ajustado de 80,5% no primeiro semestre fiscal ante o mesmo período do ano anterior.

Operador de cassinos de Macau, SJM Holdings, perdeu 3,8% depois que a empresa anunciou que o lucro líquido para o ano fiscal de 2012 aumentou 27% no ano. As ações recuaram na quinta-feira depois de ganhar 7,5% durante as últimas quatro sessões, impulsionadas por expectativas de resultados fortes.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 subiu 1,3%, para 5.104,10 pontos, mas ficou abaixo da máxima da sessão de 5.112,5 pontos - o maior nível desde setembro de 2008. O índice avançou 4,6% em fevereiro e atingiu uma alta de 9,8% até agora no ano.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, também terminou em terreno positivo ao avançar 1,1%, para 2.026,49 pontos, e o índice PSEi, da Bolsa de Manila, nas Filipinas, subiu 1,6%, para 6.721,45 pontos. Os mercados financeiros de Taiwan ficaram fechados nesta quinta-feira por causa de um feriado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame