Mercados

Bolsas asiáticas encerram em baixa; Taiwan cai 1,35%

Os mercados na região sofreram com a realização de lucros e as notícias vindas da China

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 08h13.

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia começou a semana no campo negativo. Nesta segunda-feira, as bolsas da região sofreram com a realização de lucros e as notícias vindas da China.

Contudo, a Bolsa de Hong Kong fechou estável. Os ganhos em ações de imobiliárias acabaram ofuscados pelas perdas nos bancos chineses, dissipando as preocupações de que a vitória de Leung Chun-ying na eleição para chefe executivo de HK traria nervosismo ao mercado. O índice Hang Seng encerrou aos 20.668,86 pontos.

A estabilidade também marcou os pregões nas Bolsas da China. Os ganhos no segmento bancário, com as esperanças dos investidores de que os bancos irão divulgar fortes resultados em 2011, terminaram contrabalançados pelo declínio nas imobiliárias. O índice Xangai Composto subiu apenas 0,1% e terminou aos 2.360,60 pontos. O índice Shenzhen Composto fechou aos 952,76 pontos.

O iuane cedeu ante o dólar com forte demanda pela moeda americana por empresas, encobrindo o esforço do banco central de conduzir a divisa chinesa a recorde da alta pelo segundo dia consecutivo. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3140 iuanes, de 6,3078 iuanes sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,2858 iuanes, de 6,2891 iuanes sexta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em baixa com realização de lucros após ganhos recentes. Os investidores também mostraram temor de que o esperado aumento nos preços da eletricidade prejudique o setor petroquímico e de aço. O índice Taiwan Weighted caiu 1,35% e terminou aos 7.967,62 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em baixa, em sessão instável, com ações de empresas químicas e de refinarias liderando as quedas diante da realização de lucros. O índice Kospi recuou 0,38% e terminou aos 2.019,19 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em leve baixa, com os investidores ainda preocupados com dados econômicos da China. O índice S&P/ASX recuou 0,18% e encerrou aos 4.262,80 pontos.

Também sofrendo com a realização de lucros, a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em ligeira queda. O índice PSE perdeu 0,3% e terminou aos 5.029,63 pontos, com moderado volume de negociações.


A Bolsa de Cingapura terminou em baixa, seguindo os fracos resultados nos demais mercados da Ásia. O índice Straits Times caiu 0,5% e fechou aos 2.974,50 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,2% e fechou aos 4.031,70 pontos, com vendas de fundos locais de papéis de bancos e de empresas relacionadas a produtos de consumo.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 0,5% e fechou aos 1.188,32 pontos, acompanhando as perdas nos demais mercados regionais, e com investidores realizando lucros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia , perdeu 0,2% e fechou aos 1.582,98 pontos, com realizações de lucros. As informações são da Dow Jones

Mais de Mercados

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Sabesp (SBSP3): começa hoje reserva de ações da companhia; veja cronograma e como reservar

Smart Fit (SMFT3): Goldman Sachs inicia cobertura com "compra" e potencial de alta de 50%; ação sobe

Ibovespa esbarra nos 125 mil pontos com ajuda de Vale e Petrobras; dólar fecha em R$ 5,65

Mais na Exame