Exame Logo

Bolsas asiáticas encerram em baixa; HK perde 0,8%

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Os mercados da Ásia tiveram queda moderada nesta sexta-feira. A preocupação com o aumento da tensão na península coreana foi um dos fatores que afetaram os investidores. Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve revertidos os ganhos na sessão da manhã também por […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 07h07.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Os mercados da Ásia tiveram queda moderada nesta sexta-feira. A preocupação com o aumento da tensão na península coreana foi um dos fatores que afetaram os investidores.

Veja também

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve revertidos os ganhos na sessão da manhã também por conta do declínio nos mercados chineses. O índice Hang Seng caiu 177,43 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 22.877,25 pontos - na semana, o índice acumulou perda de 3,1%.

Nas Bolsas da China, os investidores venderam blue chips peso pesado por causa das preocupações de que o Banco Central irá aumentar novamente a taxa de juros. O índice Xangai Composto caiu 0,9% e terminou aos 2.871,70 pontos, com queda acumulada de 0,6% na semana. O índice Shenzhen Composto recuou 0,4% e encerrou aos 1.332,90 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, por conta da demanda dos bancos estrangeiros pela moeda norte-americana em meio às tensões entre as Coreias e à crise de débito europeia. No mercado de balcão, o fechou cotado em 6,6698 yuans, de 6,6508 yuans do fechamento de quinta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei perdeu 0,5%, com a realização de lucros nas ações de peso pesado tecnológicas, à véspera da eleição majoritária de amanhã. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 8.312,15 pontos.

Na Coreia do Sul, a intensificação das preocupações acerca das tensões militares com a Coreia do Norte levou a Bolsa de Seul a fechar em queda. Mais cedo, o governo da Coreia do Norte declarou que está "disposto a aniquilar a fortaleza sul-coreana" ante qualquer sinal de violação da sua soberania. O índice Kospi caiu 1,3% e fechou aos 1.901,80 pontos.

Na Austrália, a alta dos preços das commodities ajudou a puxar para cima o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, que fechou com ligeira elevação de 0,1%, terminando aos 4.598,3 pontos.

Nas Filipinas, o mercado fechou em queda após a divulgação de que o PIB do país registrou crescimento anual de 6,5% no 3º trimestre, acima da meta de 5% a 6% estipulada pelo governo, mas abaixo dos 8,2% do segundo trimestre. O índice PSE da Bolsa de Manila cedeu 1,1% e fechou aos 4.053,58 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, uma vez que os investidores esperam novidades sobre a saúde da economia global. O índice Straits Times fechou aos 3.158,08 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve baixa de 1,6% e fechou aos 3.642,60 pontos, com as perdas na maioria dos mercados regionais em meio às crescentes tensões na península coreana afetando o sentimento.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 0,5% e fechou aos 991,71 pontos, quarta queda consecutiva, abalado por preocupações sobre a saúde da economia global e com questões políticas locais

O índice composto da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,3% e fechou aos 1.492,05 pontos, uma vez que os investidores tomaram cautela com o aumento das tensões na península coreana, realizando lucros. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame