Mercados

Resultados ofuscam números do PIB e índices sobem na Europa

Londres - As bolsas de valores europeias operavam perto da estabilidade nesta terça-feira, mantendo a máxima em 29 meses alcançada na véspera, após resultados encorajadores do Barclays e da Danone . Os resultados ajudavam o mercado a ofuscar a fraqueza do início do pregão, quando foram divulgados dados abaixo do previsto sobre o crescimento econômico […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 07h58.

Londres - As bolsas de valores europeias operavam perto da estabilidade nesta terça-feira, mantendo a máxima em 29 meses alcançada na véspera, após resultados encorajadores do Barclays e da Danone .

Os resultados ajudavam o mercado a ofuscar a fraqueza do início do pregão, quando foram divulgados dados abaixo do previsto sobre o crescimento econômico de França e Alemanha.

Às 8h27 (horário de Brasília), o índice das principais ações da Europa FTSEurofirst 300 <.FTEU3> subia 0,15 por cento, aos 1.179 pontos. Na segunda-feira, o índice fechou aos 1.177,86 pontos, o maior nível desde setembro de 2008.

"Os números corporativos continuam bem bons e, se você olhar globalmente, a maioria dos números econômicos surpreende de forma positiva", disse Philippe Gijsels, diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, em Bruxelas.

Essencial para os ganhos do mercado, porém, é a "grande transferência de ativos" de moedas e bônus para ações, "que está superando tudo" e motivando as pessoas a comprar durante baixas, acrescentou Gijsels.

Os mercados asiáticos ficaram estáveis após dados mostrarem que a inflação chinesa ficou abaixo do esperado, mas com sinais de pressões de preços que devem manter Pequim na rota do aperto monetário.

O grupo francês Danone tinha um dos maiores ganhos, subindo 3 por cento após anunciar resultados melhores que o esperado e dizer que conterá a inflação de alimentos ao cortar custos e elevar preços.

Também se apreciava a ação do banco britânico Barclays . Segundo analistas, os investidores eram motivados pelo forte desempenho na divisão de banco de investimentos BarCap.

Os números do Barclays ampliavam a confiança no índice bancário STOXX Europe 600 <.SX7P>, que subia 1,2 por cento.

Confira o desempenho das principais bolsas europeias às 8h28:

BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO %

Londres <.FTSE> 6.067 +0,11

Frankfurt <.GDAX> 7.412 +0,22

Paris <.FCHI> 4.114 +0,44

Madri <.IBEX> 10.789 +0,98

Milão <.FTMIB> 22.868 +1,01

Lisboa <.PSI20> 8.041 +0,41

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

3R (RRRP3) troca de nome após fusão com Enauta (ENAT3) e terá novo ticker

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Ibovespa fecha em queda puxado por desvalorização da Vale; dólar cai para R$ 5,62

A volta da Abercrombie? O que explica a alta de 50% nas ações da empresa neste ano

Mais na Exame