Mercados

Europa: índices avançam e fecham 3o mês seguido de ganhos

Londres - O mercado de ações europeu fechou em alta nesta segunda-feira, terminando o terceiro mês consecutivo de ganhos após o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, oferecer uma perspectiva positiva para a economia norte-americana, reduzindo temores de que a alta nos preços do petróleo poderia prejudicar a recuperação. O FTSEurofirst 300 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2011 às 14h10.

Londres - O mercado de ações europeu fechou em alta nesta segunda-feira, terminando o terceiro mês consecutivo de ganhos após o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, oferecer uma perspectiva positiva para a economia norte-americana, reduzindo temores de que a alta nos preços do petróleo poderia prejudicar a recuperação.

O FTSEurofirst 300 <.FTEU3>, principal índice acionário do continente, subiu 0,8 por cento, aos 1.169 pontos, segunda sessão consecutiva de alta. Na semana passada, o indicador recuou, devido a tensões políticas na Líbia, nação com grandes reservas de petróleo.

"Os mercados receberam bem os comentários de Bullard", afirmou Philippe Gijsels, chefe de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, em Bruxelas. "Mas é uma faca de dois gumes."

"Se a perspectiva para a economia se tornar muito positiva, o quantitative easing (programa de estímulo do Fed) pode ser reduzido e, se houver mais nervosismo no Oriente Médio, os mercados podem reagir negativamente."

Os papéis do setor industrial estiveram entre os de melhor performance, com o índice STOXX Europe 600 para bens industriais e de serviços <.SXNP> em alta de 1,9 por cento.

As ações do conglomerado alemão Siemens avançaram 3,5 por cento, em meio conversas de uma potencial oferta pública inicial das ações (IPO, na sigla em inglês) de sua unidade de iluminação.

A companhia preferiu não fazer comentários a respeito.

Em LONDRES, o índice Financial Times <.FTSE> fechou em baixa de 0,12 por cento, a 5.994 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX <.GDAX> subiu 1,21 por cento, para 7.272 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 <.FCHI> ganhou 0,98 por cento, a 4.110 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib <.FTMIB> teve valorização de 0,52 por cento, para 22.466 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 <.IBEX> avançou 0,26 por cento, a 10.850 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 <.PSI20> encerrou em alta de 0,21 por cento, para 7.995 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame