Bolsa de Tóquio sobe 2% com baixa do iene e PIB chinês
O índice Nikkei subiu 176,31 pontos e terminou aos 8.982,86 pontos
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2012 às 06h38.
Tóquio - Pelo quarto pregão seguido, a Bolsa de Tóquio fechou em alta acentuada nesta quinta-feira. A desvalorização do iene em relação ao dólar e o euro alavancou as ações de exportadores como Honda Motor, enquanto papéis sensíveis à China , como Fanuc e Komatsu, foram beneficiados pelos encorajadores dados do Produto Interno Bruto (PIB) chinês do terceiro trimestre.
O Nikkei subiu 176,31 pontos, ou 2%, e terminou aos 8.982,86 pontos, após alta de 1,2% na sessão de quarta-feira. Este foi o maior fechamento desde 25 de setembro. O volume de negociações foi pesado e subiu para 2,09 bilhões de ações, o maior desde 14 de setembro.
O índice também foi influenciado pelos bons números da economia dos EUA, em particular o aumento da construção de novos imóveis em setembro. Já o PIB de 7,4% da China no terceiro trimestre deu novo ânimo ao mercado, apesar de o dado ter vindo em linha com as expectativas.
"Com a inflação sob controle e um monte de dinheiro à disposição, o banco central da China está bem armado para implementar medidas adicionais de política monetária para impulsionar a economia", disse um estrategista de ações de uma corretora estrangeira. "Os dados sinalizaram que o PIB chinês pode se recuperar no quarto trimestre." As informações são da Dow Jones.