Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 0,82% com desvalorização do iene

A elevação nas ações de grandes exportadoras, como Honda Motor e Kyocera, ofuscou o enfraquecimento em papéis ligados à China, como os da Komatsu

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 06h12.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta pela segunda sessão consecutiva nesta quinta-feira. O resultado positivo foi estimulado pela desvalorização do iene frente ao dólar e o euro, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) estender a Operação Twist até o fim do ano. A elevação nas ações de grandes exportadoras, como Honda Motor e Kyocera, ofuscou o enfraquecimento em papéis ligados à China, como os da Komatsu.

O Nikkei subiu 71,76 pontos, ou 0,82%, e terminou aos 8.824,07 pontos, após alta de 1,1% na sessão de quarta-feira - foi o maior fechamento desde 17 de maio. O volume de negociações teve um aumento em relação às recentes sessões, para 1,78 bilhão de ações, no melhor resultado desde 8 de junho.

"O Fed agiu exatamente em linha com a maioria das expectativas", disse Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities. "Com os principais índices quebrados acima de suas respectivas médias móveis de 25 dias, o mercado parece tecnicamente mais forte também."

Porém, níveis mais elevados de participação dos investidores são necessários para avaliar a viabilidade de futuros movimentos do mercado, acrescentou o analista. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa recua em dia de aversão a risco enquanto dólar bate R$ 5,73

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame