Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 0,7% com desvalorização do iene

A desvalorização da moeda japonesa levantou as ações de grandes exportadoras

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2012 às 07h21.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou a semana em elevação. Nesta sexta-feira, a desvalorização do iene foi responsável pela alta em várias ações de grandes exportadoras. Já as fortes compras na Daiichi Sankyo e em outros papéis do setor farmacêutico ajudaram os principais índices a resistir à realização de lucros.

O Nikkei ganhou 69,66 pontos, ou 0,7%, e terminou aos 9.777,03 pontos, após baixa de 0,2% na sessão de quinta-feira - na semana, o índice acumulou ganhos de 1,3% e, no ano, já tem alta acima de 16%. No ano passado inteiro, o Nikkei apresentou perda de 17%. O volume de negociações foi sólido, com 2,25 bilhões de ações - o 24º pregão seguido acima da marca de 2 bilhões de ações.

A atividade, contudo, foi um pouco sombria em comparação com as recentes sessões. Houve poucos catalisadores de compras, além do poder do iene, embora a resiliência das bolsas chinesas tenha ajudado o sentimento do investidor no Japão, segundo Fumiyuki Nakanishi, gerente geral de investimentos e pesquisas da SMBC Friend Securities.

As flutuações dólar-iene provavelmente continuarão a ditar a tônica das negociações na próxima semana, disse o analista, ao acrescentar que o Nikkei pode chegar à marca dos 10 mil pontos, se a moeda dos EUA subir para perto de 82 ienes.

Mais de Mercados

Netflix aumenta venda de anúncios e ação atinge valor histórico

O impasse sobre a queda de juros nos EUA que coloca grandes gestores em pontas opostas

Oportunidade imperdível e BC ‘no corner’: Stuhlberger e Xavier já veem aumento da Selic

Fim da seca? Presidente da CVM vê demanda represada para IPOs

Mais na Exame