Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 0,4% com cobertura de vendas

O índice Nikkei subiu 30,88 pontos e terminou aos 8.755,00 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 06h57.

Tóquio - No retorno após o feriado de segunda-feira, a Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira. A cobertura de vendas a descoberto ajudou a alavancar o índice Nikkei, embora a renovada valorização do iene tenha atingido as ações de exportadoras e fatores individuais tenham causado fortes vendas em importantes nomes como Kansai Electric Power, que desabou 7,2%, e JX Holdings, que deslizou 7,8%.

O Nikkei subiu 30,88 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 8.755,00 pontos, após alta de apenas 0,04% na sessão de Sexta-feira.

O índice também foi afetado pelos decepcionantes dados das vendas no varejo dos Estados Unidos. "Com as vendas no varejo recuando pelo terceiro mês seguido nos EUA, o que ocorre pela primeira vez desde 2008, o dólar liderou a baixa ante o iene", comentou Tsuyoshi Nomaguchi, estrategista da Daiwa Securities, ao caracterizar o impacto sobre as ações japonesas como "não negligenciáveis".

Os participantes do mercado seguem à espera de novas pistas, que podem vir do depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, no Congresso. A semana tem ainda uma série de dados econômicos dos EUA, incluindo a produção industrial de junho. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Banco Central fará leilão de venda de US$ 1,5 bi no mercado à vista nesta sexta; entenda por quê

Queda de juros e crescimento mais fraco nos EUA favorecem queda do dólar, diz Gavekal

Azul renegocia com credores estruturação da dívida; ação cai 24%

"Ainda há muito espaço para valorização", diz executivo da Nvidia após anúncio de recompra de ações

Mais na Exame