Mercados

Bolsa de Tóquio ganha 0,1% com ações de chips

Investidores apostam em ações de exportadoras relacionadas com chips, como Tokyo Electron e Shin-Etsu Chemical

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 07h27.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio iniciou a semana em ligeira alta. Nesta segunda-feira, o índice sustentou a marca dos 10 mil pontos, se beneficiando do bom momento do iene e encorajando as apostas em ações de exportadoras relacionadas com chips, como Tokyo Electron e Shin-Etsu Chemical.

O Nikkei ganhou apenas 6,77 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 10.018,24 pontos, após queda de 1,1% na sessão de sexta-feira - foi a oitava vez seguida que o índice fechou acima do importante nível psicológico dos 10 mil pontos. Já o volume de negociações foi fraco, com 1,8 bilhão de ações.

O mercado acionário abriu em elevação, apesar das preocupações sobre uma desaceleração econômica na China. O Nikkei permaneceu acima do ponto de equilíbrio durante toda a sessão.

"Há muitos investidores que querem comprar (ações) durante os mergulhos", disse Hideyuki Ishiguro, supervisor de estratégia de investimento da Okasan Securities. Muitos jogadores do mercado japonês estão andando de lado à espera do encerramento do ano fiscal, que acaba esta semana.

"Não mudou muito na economia dos EUA", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral de pesquisa da Chibagin Asset Management. "Assim, o foco estará nas economias emergentes, incluindo a China - como, por exemplo, a alta nos preços do petróleo irá afetá-los."

Mais de Mercados

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Sabesp (SBSP3): começa hoje reserva de ações da companhia; veja cronograma e como reservar

Smart Fit (SMFT3): Goldman Sachs inicia cobertura com "compra" e potencial de alta de 50%; ação sobe

Ibovespa esbarra nos 125 mil pontos com ajuda de Vale e Petrobras; dólar fecha em R$ 5,65

Mais na Exame