Mercados

Bolsa de Tóquio avança 1,5% após acordo europeu

O Índice Nikkei ganhou 132,67 pontos e fechou aos 9.006,78 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2012 às 06h06.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio estendeu os ganhos nesta sexta-feira, com nova alta acentuada. Depois de abrir em baixa e sofrer com a realização de lucros, o Nikkei finalizou acima dos 9 mil pontos, após os líderes da União Europeia anunciarem que o fundo de resgate permanente da região poderá ser usado para a recapitalização dos bancos. Isso fez o euro se valorizar em relação ao iene e alavancou o índice nipônico.

O Nikkei ganhou 132,67 pontos, ou 1,5%, e terminou aos 9.006,78 pontos, após subir 1,7% na sessão de quinta-feira - foi o terceiro pregão seguido de ganhos. O volume de negociações avançou para 1,99 bilhão de ações, o melhor resultado desde 8 de junho.

"Isso é um bom catalisador porque eliminou algumas preocupações, já que agora a Espanha poderá garantir uma ajuda financeira através de uma rede de segurança", disse Masayuki Doshida, analista de mercado da Rakuten Securities, sobre o acordo na zona do euro.

"Contudo, não é uma solução fundamental para os problemas da dívida", acrescentou o analista. Para ele, a possibilidade de ganhos adicionais no mercado acionário "vai depender do progresso que os políticos europeus serão capazes de fazer em outros temas sobre a mesa", na reunião da UE que termina hoje em Bruxelas. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Nasdaq cai 2,4% puxado por Intel e Amazon e aprofunda correção

Ibovespa cai 1,2% com pessimismo nos EUA e volta aos 125 mil pontos

Payroll, repercussão de balanços das big techs e produção industrial no Brasil: o que move o mercado

Mercado amanhece tenso e ações no Japão têm pior dia desde 2016

Mais na Exame