Azul, Ambipar, Ecorodovias, setor de serviços e o que mais move o mercado
Bolsas internacionais mantêm tom positivo, percepção de inflação passageira ganhando força entre investidores
Guilherme Guilherme
Publicado em 11 de junho de 2021 às 07h08.
As principais bolsas do mundo operam no campo positivo nesta sexta-feira, 11, estendendo os ganhos do último pregão, quando o índice americano S&P 500 voltou a bater recorde de fechamento após mais de um mês.
O que impulsionou as bolsas foi a maior percepção de que os efeitos inflacionários dos Estados Unidos devem ser apenas passageiros, voltando à normalidade até o fim do ano.
Na véspera, o índice de preço ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) superou as estimativas, ficando em 5% no acumulado de 12 meses. Após sua divulgação, no entanto, o mercado aumentou o apetite por ativos de risco.
Além das bolsas de valores, commodities, como o minério de ferro e o petróleo sobem nesta sexta. Em Dalian, o metal subiu 4,1%, segundo a Reuters, e bateu a máxima em mais de três semanas nesta madrugada, a 191 dólares a tonelada, com sinais de que a demanda permanece forte na China.
Em Londres, o petróleo brent, referência para a política de preço da Petrobras (PETR3/PETR4) também opera em alta nesta manhã, negociado a 72,67 dólares o barril. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a demanda pela commodity deve superar os níveis de antes da pandemia até o fim de 2022.
A valorização de commodities no mercado internacional tende a favorecer a bolsa brasileira, tendo em vista que somente a Vale (VALE3) e a Petrobras correspondem a mais de 20% do Ibovespa.
Setor de serviços
No mercado local, investidores também estarão atentos à divulgação de dados do setor de serviços referentes ao mês de abril. A expectativa é de crescimento mensal de 0,6%, ante a queda anterior de 4% puxada pelas medidas de isolamento retomadas em março. Na comparação anual, a alta deve ficar em 18,2%, segundo estimativas de mercado.
Ecorodovias
A Ecorodovias (ECOR3) anunciou na última noite a aprovação de uma oferta restrita de 172 milhões de ações. Considerando o último valor de fechamento dos papéis de 13,33 reais, a oferta tem potencial de levantar 2,3 bilhões de reais. Desse total, 80% deve sere destinado ao caixa da empresa.
Azul
A Azul (AZUL4) levantou 600 milhões de dólares por meio de emissão de senior notes no exterior. A operação ocorre em meio aos rumores de que a empresa pretende adquirir as operações da Latam no Brasil.
Em fato relevante recente, a direção da Azul afirmou que vê a companhia em posição de liderar o movimento de consolidação no setor. Mas, até agora, quem saiu na frente foi a GOL (GOLL4), com a compra da MAP, a quinta maior companhia aérea do país.
Ambipar
A Ambipar (AMBP3) fechou a aquisição da Metal Ar Engenharia, especializada em gerenciamento, movimentação e tratamento de resíduos com foco em mineração. Em 2020, a receita da empresa foi de 120 milhões de reais. A Ambipar não revelou o valor da compra.