Mercados

Ásia fecha em alta com sinais positivos nos EUA

O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, subiu 1,6%, para 5.230,90 pontos, somando uma alta de 0,4% na semana


	O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong: o índice teve alta de 1,2%, aos 23.218,32 pontos, e ganhou 0,34% na semana
 (Jerome Favre/Bloomberg)

O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong: o índice teve alta de 1,2%, aos 23.218,32 pontos, e ganhou 0,34% na semana (Jerome Favre/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2013 às 08h24.

Tóquio - Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira, com sinais de progresso em direção a uma solução para o impasse nos EUA. As esperanças sobre um acordo orçamentário em Washington levaram a avanços em Wall Street na quinta-feira e fizeram com que o sentimento positivo se estendesse à Ásia.

O rali começou depois que republicanos da Câmara dos Representantes disseram que ofereceriam uma extensão de seis semanas para o limite de endividamento do país em troca de negociações sobre gastos. Ainda que um acordo não tenha sido encontrado, democratas e republicanos mostraram uma aproximação.

Na quinta-feira à noite, após uma reunião de mais de uma hora entre os líderes dos republicanos no Congresso e o presidente Barack Obama, a Casa Branca divulgou um comunicado sinalizando que o governo está trabalhando com republicanos na proposta de curto prazo para elevar o teto da dívida apresentada por líderes do GOP.

A Casa Branca também disse que os dois lados não fizeram "determinações específicas" sobre como proceder para resolver o impasse em relação ao financiamento do governo e aumento no limite de endividamento.


Com isso, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, subiu 1,6%, para 5.230,90 pontos, somando uma alta de 0,4% na semana. O índice Xangai Composto avançou 3,2% na semana e 1,6% na sexta-feira, terminando a sessão aos 2.226,56. O índice Shenzhen Composto subiu 1,0% no pregão, para 1.087,44 pontos.

O impasse político nos EUA tem sido um tema constante para os mercados globais ao longo da semana, embora a Ásia tenha se mostrado resistente às quedas e mais receptiva a boas notícias.

O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, teve alta de 1,2%, aos 23.218,32 pontos, e ganhou 0,34% na semana. Devido a um feriado na segunda-feira, Hong Kong deverá esperar até terça-feira para responder a uma série de dados econômicos chineses, como informações de comércio e de inflação, que devem ser publicados a partir do fim de semana. Os investidores deverão buscar evidências se os fortes dados da China nos últimos meses serão mantidos em setembro.

Em Taipé, o índice Taiwan Weighted fechou em alta de 0,1% aos 8.349,37 pontos. O índice PSEi, das Filipinas, subiu 0,8%, para 6.489,80 pontos, e o índice Kospi, da Coreia do Sul, ganhou 1,17%, para 2024,90 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Conglomerado de Buffet desfaz quase metade de sua participação na Apple

Nasdaq cai 2,4% puxado por Intel e Amazon e aprofunda correção

Ibovespa cai 1,2% com pessimismo nos EUA e volta aos 125 mil pontos

Payroll, repercussão de balanços das big techs e produção industrial no Brasil: o que move o mercado

Mais na Exame