Aos 90, Buffett define sucessor: quem é o escolhido
Vice-presidente de 59 anos deve assumir Berkshire Hathaway, caso bilionário deixe a presidência da empresa
Guilherme Guilherme
Publicado em 3 de maio de 2021 às 09h42.
Última atualização em 3 de maio de 2021 às 12h08.
O encontro com investidores realizado por Warren Buffett , no último sábado, 1, trouxe pistas sobre quem deverá suceder o bilionário de 90 anos no comando da Berkshire Hathaway .
Mas foi o ainda mais velho, Charlie Munger, vice-presidente e braço-direito de Buffett, que, aos 97 anos, deu a dica fatal: “Greg vai manter a cultura”.
Greg é Greg Abel. Vice-presidente da Berkshire Hathaway desde 2018, o executivo tem 59 anos e vinha sendo cotado como um dos possíveis sucessores de Buffett junto com o vice-presidente do grupo Ajit Jain, com 69 anos, também promovido para o cargo em 2018.
Após o evento, porém, o próprio Warren Buffett confirmou o nome de Greg Abel em entrevista à CNBC. “Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo esta noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, afirmou.
Embora a longevidade seja uma das características dos maiores nomes da Berkshire Hathaway, Buffett considerou a maior juventude de Abel como fator determinante para a escolha.
“Ambos são maravilhosos. [Mas] a probabilidade de alguém ter uma estrada de 20 anos faz uma grande diferença”, disse.
A possibilidade de Abel ser o sucessor de Buffett, porém, ganhou força entre os especuladores no encontro anual de Buffett de 2020, quando o executivo passou mais tempo do que o habitual respondendo a perguntas de investidores.
“Sempre tivemos um acordo unânime sobre quem deveria assumir [o comando da Berkshire Hathaway]. [Mas], o mundo está prestando mais atenção agora.”
Quem é Greg Abel
Formado em contabilidade pela Universidade de Alberta, Greg Abel iniciou sua trajetória na Berkshire por meio da holding de energia do grupo, aBerkshire Hathaway Energy. Na empresa desde 1992, ele entrou para o conselho de administração em 2000 e assumiu a presidência em 2008, permanecendo por uma década no posto.
Durante o tempo em que esteve à frente daBerkshire Hathaway Energy seu trabalho foi conhecido por reinvestir os lucros na compra de outras empresas do setor, como a NV Energy e a AltaLink.
Atualmente, Abel é responsável por supervisionar grandes operações da BerkshireHathaway que não incluem a área de seguros - frente que é tocada por Ajit Jain. Abel também representa o conglomerado em algumas das empresas em que o grupo tem posição relevante, fazendo parte, inclusive, do corpo diretivo da Kraft Heinz.
*Com Reuters