Mercados

Ações europeias operam estáveis em pregão volátil

O mais forte primeiro trimestre em 14 anos para os mercados está chegando ao fim

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2012 às 08h46.

Londres - As ações europeias operavam estáveis no volátil pregão desta quarta-feira, com operadores citando investidores ajustando posições, à medida que o mais forte primeiro trimestre em 14 anos chega ao fim.

Às 8h40 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha ligeira queda de 0,01 por cento, para 1.083 pontos, tendo perdido 0,5 por cento na sessão anterior. Os gestores de fundos disseram que o índice FTSEurofirst, que já acumulou alta de aproximadamente 8 por cento no ano e está a caminho de registrar seu melhor desempenho no primeiro trimestre desde 1998, poderia cair no curto prazo.

"O desempenho dos mercados acionários tem sido fenomenal neste trimestre, o que me faz acreditar que a alta será limitada nos próximos dias", afirmou Lex van Dam, gestor de fundos de hedge na Hampstead Capital, que administra 500 milhões de dólares em ativos.

Enquanto os mercados atraíram conforto da especulação de mais flexibilização monetária do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), o nervosismo sobre as finanças da Espanha retornou, enquanto o governo do país se prepara para revelar o orçamento no final da semana.

Mais de Mercados

Amazon e Salesforce vão entrar em nova gigante do luxo, diz WSJ

TCU aprova acordo entre Oi e Anatel sobre telefonia fixa e prevê R$ 5,8 bi em investimentos

Fed reconhece queda na pressão inflacionária, mas dirigentes querem mais confiança para reduzir juro

Ibovespa tem dia de alívio e fecha em alta; dólar cai a R$ 5,56

Mais na Exame