Exame Logo

Ações de siderúrgicas estão baratas, diz corretora

Para a Planner, empresas estão subavaliadas, mas os bons resultados do último trimestre devem impulsionar os papéis na Bolsa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 10h20.

 Para quem procura pechinchas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a corretora Planner dá três indicações: Usiminas, CSN e Gerdau. Para a corretora, as empresas brasileiras de siderurgia estão <a href="http://portalexame.com/static/aberto/guiadoinvestidor/relatorios/busca.html?empresa=gerdau&amp;dia_i=00&amp;mes_i=00&amp;ano_i=0000&amp;dia_f=00&amp;mes_f=00&amp;ano_f=0000&amp;tipo=1&amp;instituicao=&amp;busca=true" target="_blank"><strong>subavaliadas</strong></a>, não refletindo o real potencial de crescimento do setor.</p> 
Empresa Ação Cotação em 06/08/2008 (R$) Variação no mês (%) Variação no ano (%)
CSNCSNA357,90-5,5512,89
GerdauGGBR432,12-6,3624,94
UsiminasUSIM559,70-13,4810,91
Fonte: Bovespa e Economática

Mas o preço baixo deve durar pouco. Com a divulgação de resultados referentes ao segundo trimestre, é esperada uma recuperação dos papéis. Nesta quarta-feira (6/8), a Gerdau publicou seu balanço, surpreendendo os analistas da corretora Brascan. "Os resultados apresentados pela companhia vieram bastante acima de nossas expectativas", ressaltou a corretora em relatório.

A Gerdau reportou um aumento de 85% em seu lucro líquido, com crescimento de 3,5 ponto percentual na sua margem de ganho antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (Ebitda). A maior margem de lucro decorre da disparada no preço do aço, enquanto o reajuste das matérias-primas foi feito em menor valor. O fato de a Gerdau produzir 30% do minério de ferro que consome e do reajuste do carvão ser válido apenas a partir do terceiro trimestre também contribuiu para o melhor resultado da companhia.  Mesmo com o desaquecimento da economia nos Estados Unidos, a siderúrgica conseguiu aumentar seu volume de vendas na América do Norte e elevar em 1,6 ponto percentual sua margem de lucro Ebitida na região.

Veja também

Para o próximo trimestre, a Brascan espera a continuidade do crescimento das vendas no mercado interno, que correspondem a mais de 40% da geração de caixa da companhia, além do aumento das exportações, em virtude da maior capacidade de produção da Açominas.

Usiminas e CSN devem anunciar seus balanços na próxima semana. Para a Planner, ambas as empresas devem apresentar bons resultados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame