Mercados

Ações da Usiminas caem 10% e têm o pior desempenho do Ibovespa na semana

Papéis da Lojas Renner dispararam 8,8% no período em que o índice caiu 2,96%

As ações da Lojas Renner  tiveram uma valorização de 8,8% na semana, negociadas a 57,20 reais (Tamires Kopp/EXAME)

As ações da Lojas Renner tiveram uma valorização de 8,8% na semana, negociadas a 57,20 reais (Tamires Kopp/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 19h00.

São Paulo – O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, caiu 2,96% na semana, para os 66.684 pontos. O índice Small Caps, que acompanha as empresas de baixa capitalização de mercado, recuou 1,02%, para 1.415 pontos.

O destaque de queda desta semana ficou com as ações preferências de classe A da Usiminas (USIM5). Os papéis caíram 10,6%, para 17,63 reais. A empresa teve hoje a suas projeções reduzidas pelo banco Barclays, que também revisou as estimativas para outras empresas do setor.

Em relatório, os analistas Leonardo Correa e Renato Antunes diminuíram em aproximadamente 10%, em média, suas estimativas para o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) para a Metalúrgica Gerdau, CSN, Gerdau e Usiminas.

As alterações nas projeções foram feitas para incorporar os efeitos negativos da valorização da moeda brasileira frente ao dólar, além do aumento de preços do aço inferior ao visto em outros períodos (atualmente a alta no custo de aços planos é de 7%, abaixo dos 10% de antes, e para aços longos é de 6%, contra 8% projetados no passado).

Renner

As ações da Lojas Renner (LREN3), por sua vez, tiveram uma valorização de 8,8% na semana, negociadas a 57,20 reais. A varejista de vestuário se beneficiou da visão mais otimista do mercado para o desempenho do segmento em 2011, fruto do entendimento que o ciclo de alta do juro não tem afetado muito a intenção de compra dos consumidores.

A Raymond James chegou a admitir na semana passada ter adorado uma postura muito pessimista com as projeções para as ações das varejistas de vestuário. Os analistas tinham assumido uma forte contração do consumo como reflexo do aumento da taxa de juros e uma redução nas margens com a disparada nos preços do algodão.

A Lojas Renner foi classificada como a preferida e a recomendação foi elevada para outperform (performance acima da média do mercado). A Raymond James sinaliza que a queda recente dos papéis em relação ao Ibovespa abre um bom ponto de compra das ações. O preço-alvo é de 70 reais até o final de 2011

Acompanhe tudo sobre:Ações

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame