Ações da Dropbox sobem 35% em maior estreia do setor desde Snap
Na abertura, a companhia atingiu valor de mercado de 12,67 bilhões de dólares
Reuters
Publicado em 23 de março de 2018 às 15h04.
Última atualização em 23 de março de 2018 às 19h04.
As ações da empresa de armazenamento de dados Dropbox disparavam quase 50 por cento nesta sexta-feira, na estreia dos papeis no mercado e marcando a maior oferta pública inicial de ações de uma empresa norte-americana de tecnologia em mais de um ano.
A ação abriu a 29 dólares na Nasdaq e chegou a subir até 50 por cento, para uma máxima de 31,60 dólares no início das transações. Na abertura, a companhia atingiu valor de mercado de 12,67 bilhões de dólares, acima da avaliação de 10 bilhões que obteve na mais recente rodada de injeção privada de recursos.
O preço da ação foi definido no IPO em 21 dólares, 1 dólar acima da faixa indicativa de 18 a 20 dólares, e a demanda dos investidores pelos papéis foi várias vezes maior que a oferta.
A sólida abertura do primeiro dia veio apesar da fraqueza no mercado de ações mais amplo dos EUA. O S&P 500 caiu 1,8 por cento, enquanto o Nasdaq caiu 2,4 por cento, depois de recuarem cada um mais de 2 por cento na quinta-feira. O índice de tecnologia do S&P caiu 2,73 por certo.
A estreia da Dropbox marca um fim para um longo jejum no mercado norte-americano de IPOs de empresas de tecnologia. A última empresa dos EUA que valia mais de 1 bilhão de dólares e que abriu seu capital no mercado foi a produtora do aplicativo Snapchat, Snap, em março do ano passado.
O IPO da Dropbox ocorreu depois que a empresa brasileira de meios eletrônicos de pagamento PagSeguro estreou no final de janeiro na bolsa de Nova York, em uma operação que movimentou cerca de 2,7 bilhões de dólares.
O início bem sucedido nos negócios com as ações da Dropbox é mais um indicador positivo para o IPO da empresa de transmissão de música pela Internet Spotify, avaliada no mercado privado em cerca de 19 bilhões de dólares e que fez pedido para uma listagem direta de papeis que vão começar a serem negociados na bolsa de Nova York em 3 de abril.
"A Dropbox está indo para o mercado no momento certo. A empresa tem uma história atraente para justificar sua necessidade por financiamento e a dinâmica do mercado está positiva", disse Josh Lerner, professor de banco de investimento na Harvard Business School. "Mas, ao mesmo tempo, o ambiente é muito competitivo."
A companhia de São Francisco, que começou como um serviço gratuito de armazenagem e compartilhamento de fotos, música e grandes arquivos, compete com companhias muito maiores como Google, Microsoft e Amazon.com. A rival principal é a Box.
A empresa teve receita de 1,11 bilhão de dólares em 2017, ante 844,8 milhões um ano antes. O prejuízo líquido caiu quase que pela metade ante 210,2 milhões de dólares negativos em 2016.