São Paulo - As ações da Anhanguera deixam de ser negociadas na bolsa a partir de amanhã (sexta-feira, 4), ressaltou nesta quinta-feira, 3, o vice-presidente Financeiro da Kroton, Frederico Abreu.
Com a aprovação da fusão entre Kroton e Anhanguera em assembleias hoje, acionistas da Anhanguera receberão 0,30970293 ação ordinária da Kroton para cada ON da Anhanguera.
A partir de amanhã, as ações da Kroton se tornam "ex-dividendos". Como anunciado quando da reedição do acordo de fusão em maio, a Kroton vai distribuir R$ 483 milhões em dividendos extraordinários.
O benefício não será válido para acionistas que hoje possuem papéis da Anhanguera. Na avaliação de Abreu, a partir de amanhã as ações da Kroton devem sofrer uma leve queda na bolsa por conta de uma correção relacionada ao dividendo extraordinário.
O ex-presidente da Anhanguera, Roberto Valério, assume a partir de amanhã a vice-presidência de Graduação EAD e Polos. Outro ex-executivo da Anhanguera, o financeiro Marlon Guimarães, assume como vice-presidente administrativo.
Quatro dos 13 membros do Conselho de Administração da "nova Kroton", a companhia resultante da fusão, são indicados pela Anhanguera. O presidente do Conselho é Gabriel Rodrigues, que ocupava o mesmo posto na Anhanguera.
Ricardo Scavazza, que presidiu a Anhanguera antes de Valério, também terá um assento. Antonio Carbonari Neto e Valdemar Ottoni completam o grupo.
- 1. O tom da quinta-feira
1 /7(REUTERS/Nacho Doce)
São Paulo – O
Ibovespa encerrou o dia em alta de 1,59%, aos 53.874 pontos. A Bovespa pegou carona na alta dos mercados em Nova York, após o surpreendente relatório de emprego dos Estados Unidos, que mostrou criação de 288 mil vagas em junho, bem acima da estimativa de aumento de 215 mil. Veja a seguir o que agitou o mercado nesta quinta-feira.
- 2. Enfim, juntas!
2 /7(Germano Lüders/EXAME)
As assembleias de acionistas das empresas de educação Kroton e Anhanguera
aprovaram no início da tarde desta quinta-feira a fusão das duas companhias. Os acionistas da Kroton se reuniram em Belo Horizonte, enquanto os sócios da Anhanguera fizeram encontro no interior de São Paulo. Na nova empresa, a Kroton terá 66% do capital. As assembleias também aprovaram a distribuição de 483 milhões de reais em dividendos para os acionistas da Kroton, e de 53 milhões para a Anhanguera. A partir desta sexta-feira, as ações das duas companhias passam a ser negociadas em conjunto, com o código da Kroton na BM&F Bovespa. Juntas, Kroton e Anhanguera criam o maior grupo de educação do mundo, com valor de mercado estimado em 22 bilhões de reais. Os papéis da Kroton avançavam 4,4% nesta tarde.
- 3. Recorde...
3 /7(REUTERS/Brendan McDermid)
A criação de empregos bem maior que a esperada em junho deu um grande empurrão ao índice Dow Jones, que passou dos 17.000 pontos pela primeira vez, e ajudou também o S&P 500 a renovar recorde de fechamento nesta quinta-feira. O Dow Jones fechou em alta de 92,02 pontos (0,54%), no patamar recorde de 17.068,26 pontos. O S&P 500 avançou 10,82 pontos (0,55%), para o também recorde de 1.985,44 pontos.
- 4. ... e mais recorde
4 /7(AFP)
As ações de
Vale ,
Usiminas ,
CSN e
Gerdau ganharam um fôlego extra no pregão de hoje. Parte deste otimismo veio após a atividade do setor de serviços da China expandir no ritmo mais rápido em 15 meses em junho, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC/Markit. O indicador reforça os sinais de que a economia está se estabilizando. O PMI de serviços do HSBC/Markit se recuperou para 53,1 em junho ante 50,7 em maio, bem acima da marca de 50 que separa crescimento de contração na atividade.
- 5. Corrida presidencial
5 /7(Divulgação/Montagem EXAME.com)
Também esteve no radar dos investidores a nova pesquisa Datafolha. As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff passaram de 34% a 38% em um mês, segundo o levantamento. O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, avançou de 19% para 20%. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PTB), foi de 7% a 9%. Em quarto lugar, está o Pastor Everaldo (PSB), que manteve os 4%. Desta vez, a pesquisa não teve grande impacto nos papéis de estatais, como observado nos últimos meses.
- 6. Nos holofotes
6 /7(Germano Lüders/EXAME)
As ações da Eletropaulo avançavam 2,5% na máxima desta quinta-feira, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar o reajuste nas tarifas de energia elétrica, com efeito médio a ser sentido pelos consumidores de 18,66%. No acumulado do ano, a alta dos papéis é de 16,5%.
- 7. De olho no petróleo
7 /7(Getty Images)
O petróleo também atraiu atenções. Os contratos futuros de petróleo negociados na New York Mercantile Exchange (Nymex) encerraram nesta quinta-feira, a sexta sessão em queda consecutiva, no menor valor em um mês. A expectativa de um aumento da oferta mundial da commodity, agora que os terminais de exportação da Líbia foram reabertos, pressionou os preços no pregão de hoje. O petróleo para agosto fechou em queda de 0,40%, valendo 104,06 por barril.