Mercados

Ações europeias caem puxadas por perspectivas ruins

Resultados das gigantes globais Apple e Amazon vieram abaixo das expectativas, afetando os mercados

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 07h53.

Os mercados acionários europeus caíam nesta sexta-feira, puxados por uma nova série de perspectivas corporativas pessimistas sobre demanda de tudo, desde carros a materiais de construção, em meio à crise da dívida da zona do euro.

Resultados das gigantes globais Apple e Amazon vieram abaixo das expectativas, enquanto na Europa, Renault, Saint Gobain, Gucci e Publicis pesavam com resultados e perspectivas ruins.

Até agora, 40 por cento das empresas europeias não atingiram as expectativas de lucro do terceiro trimestre, comparado com aproximadamente 30 por cento nos Estados Unidos, segundo dados da Thomson Reuters StarMine.

"As perspectivas são o problema básico, nem tanto os números atuais, mas as incertezas sobre as perspectivas. Isso está colocando pressão sobre o mercado agora", afirmou o chefe de operações do Close Brothers Seydler, Oliver Roth.

Às 8h40 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,5 por cento, para 1.090 pontos, levando as perdas da semana até o momento para 1,9 por cento.

A Ericsson tinha a maior queda, de 4,79 por cento, depois de apresentar uma queda de 42 por cento no lucro do terceiro trimestre e garantir mais cortes de custos para se proteger da desaceleração global.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame