Mercados

'Abismo fiscal' deve pressionar bolsas de NY para baixo

Os últimos dados dos custos das importações dos EUA, que subiram pelo terceiro mês seguido em outubro, também pesam em Wall Street nesta sexta-feira


	 Às 12h15 (pelo horário de Brasília), o Dow Jones futuro caía 0,43%, enquanto Nasdaq recuava 0,09% e S&P 500 cedia 0,36%
 (Getty Images)

 Às 12h15 (pelo horário de Brasília), o Dow Jones futuro caía 0,43%, enquanto Nasdaq recuava 0,09% e S&P 500 cedia 0,36% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2012 às 11h50.

Nova York - Os índices futuros das bolsas de Nova York apontam para uma abertura em baixa nesta sexta-feira, ampliando as perdas dos dois últimos pregões, em meio a preocupações cada vez maiores com a crise financeira da Grécia e com o chamado "abismo fiscal" dos Estados Unidos. Às 12h15 (pelo horário de Brasília), o Dow Jones futuro caía 0,43%, enquanto Nasdaq recuava 0,09% e S&P 500 cedia 0,36%.

Os investidores têm mostrado nervosismo com o abismo fiscal, como é conhecida uma combinação de profundos cortes de gastos e o vencimento de incentivos fiscais da época do governo Bush, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro e ameaça arrastar os EUA de volta à recessão, se o Congresso norte-americano não fechar um acordo orçamentário até o fim do ano.

Os últimos dados dos custos das importações dos EUA, que subiram pelo terceiro mês seguido em outubro, também pesam em Wall Street nesta sexta-feira. Economistas previam que o indicador viria estável. Nesta sexta-feira, sairão ainda o índice de sentimento do consumidor norte-americano deste mês, medido pela Reuters/Universidade de Michigan, e as vendas no atacado dos EUA, referentes a setembro.

A pressão sentida em Nova York vem também da Europa, onde os mercados acionários recuam consideravelmente devido a incertezas quanto ao futuro da Grécia e notícias desfavoráveis da França, que deixaram os investidores locais na defensiva.


O Parlamento grego se reúne no domingo (11) para votar o orçamento do país, um dia antes de uma reunião de ministros das Finanças da zona do euro. A dúvida é se a Grécia conseguirá garantir o desembolso do próximo empréstimo de seu pacote de ajuda.

Além disso, O Banco da França divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa prevendo que a economia francesa vai entrar em recessão no fim de 2012, projetando uma contração de 0,1% do PIB do país no quarto trimestre do ano.

No pré-mercado em Nova York, a Walt Disney, que integra o índice Dow Jones, caía 3% depois de anunciar receita menor do que se previa para o quarto trimestre fiscal. Já o site de compras coletivas Groupon despencava 17% antes da abertura, também por causa do último balanço trimestral, que não agradou os investidores. A J.C. Penney, por sua vez, cedia 6,6%, após anunciar um prejuízo trimestral bem maior do que o esperado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Payroll, repercussão de balanços das big techs e produção industrial no Brasil: o que move o mercado

Mercado amanhece tenso e ações no Japão têm pior dia desde 2016

Amazon 'culpa' Olimpíadas por trimestre mais fraco em vendas

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

Mais na Exame