Exame Logo

10 novidades do mercado que você precisa saber

Eike Batista vende controle da IMX para Mubadala

Eike Batista vende controle da IMX para Mubadala (Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Karla Mamona

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 08h09.

São Paulo - Veja o que você precisa saber.

1- 10 empresas que começaram 2015 afundando. O Ibovespa ainda não decidiu qual rumo tomar em 2015. O principal índice da bolsa brasileira exibe modesto 0,15% de ganho no acumulado do ano.

2- IPOs crescem 35% no mundo em 2014, diz Ernst & Young. O Brasil não acompanhou o ritmo global de aberturas de capital de empresas e fechou 2014 com apenas uma oferta inicial pública de ações (IPO, na sigla em inglês), enquanto o mundo registrou um aumento de 35% no volume de companhias que entraram no mercado acionário.

3- Renner vê redução de competidores com economia mais fraca. Após ver suas ações saltarem em 2014 na contramão de um ano fraco para a concorrência, a varejista de moda Lojas Renner inicia 2015 enxergando oportunidades de ocupar lacunas deixadas por concorrentes de menor porte, em um ambiente macroeconômico desafiador.

4- Eike Batista vende controle da IMX para Mubadala. A IMX não pertence mais a Eike Batista. O empresário vendeu o controle da empresa para o fundo Mubadala, de Abu Dhabi, segundo o jornal Valor Econômico.

5- Geração de eletricidade pela Petrobras cresce 17% em 2014. O parque gerador de energia elétrica da Petrobras gerou 4,7 GW médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2014, aumento de 17% em relação de 2013, até então, o ano de maior geração (4 GW médios).

6- Petrobras é maior produtora de petróleo das empresas abertas. A Petrobras tornou-se a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo, após superar a norte-americana ExxonMobil no terceiro trimestre de 2014, informou a petroleira estatal.

7- Resultado operacional supera concorrência, afirma Petrobras. A Petrobras divulgou comunicado oficial exaltando o seu resultado operacional frente a outras petroleiras de capital aberto.

8- Cade aprova compra de brasileira Simpress por Samsung. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra pela Samsung da brasileira Simpress, de soluções de impressão e gestão de documentos, conforme despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

9- Presidente de assembleia defende fim de fusão com Oi. O presidente da mesa da assembleia de acionistas da Portugal Telecom SGPS defendeu o fim da fusão com a Oi sob o argumento de que os contratos da combinação não foram cumpridos após a operadora brasileira ter fechado acordo para vender os ativos portugueses recém incorporados ao grupo europeu Altice.

10- Santander prevê perdas menores com empréstimos. O banco espanhol Santander divulgou que estima que sua provisão para perdas com empréstimos diminuirá cerca de 10% em 2014, com destaque para os casos de Brasil, Espanha, Reino Unido ePortugal.

São Paulo – A forte crise de confiança que a Petrobras enfrenta tem se refletido em grandes estragos. Um deles está no valor de mercado da estatal, que atualmente é de 39 bilhões de dólares, colocando a companhia na sétima posição entre as maiores empresas da América Latina. Em outubro do ano passado, a Petrobras estava na primeira posição desta lista. Em 12 meses, os papéis da empresa derreteram 45%. Veja nas imagens acima quais são as seis empresas que deixaram a Petrobras para trás em valor de mercado na América Latina, segundo dados da consultoria Economatica.
  • 2. 1° Ambev

    2 /8(Fabio Nutti/Exame)

  • Veja também

    Valor de mercado93,5 bilhões de dólares
    PaísBrasil
    SetorBebidas
    Variação da ação em 12 meses+0,42%
  • 3. 2° América Móvil

    3 /8(Edgard Garrido/Reuters)

  • Valor de mercado73,8 bilhões de dólares
    PaísMéxico
    SetorTelecomunicações
    Variação da ação em 12 meses-4,9%
  • 4. 3° Itaú

    4 /8(Nelson Almeida/AFP)

    Valor de mercado66,3 bilhões de dólares
    PaísBrasil
    SetorFinanceiro
    Variação da ação em 12 meses+30%
  • 5. 4° Bradesco

    5 /8(Adriano Machado/Bloomberg News)

    Valor de mercado54,4 bilhões de dólares
    PaísBrasil
    SetorFinanceiro
    Variação da ação em 12 meses+31%
  • 6. 5° Grupo Modelo

    6 /8(Scott Olson/Getty Images)

    Valor de mercado40,4 bilhões de dólares
    PaísMéxico
    SetorBebidas
    Variação da ação em 12 meses+12%
  • 7. 6° Vale

    7 /8(Bloomberg)

    Valor de mercado39,7 bilhões de dólares
    PaísBrasil
    SetorMineração
    Variação da ação em 12 meses-28%
  • 8. Veja agora quem serão os maiores pagadores de dividendos em 2015

    8 /8(Bruno Domingos/Reuters)


  • Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame