10 novidades do mercado que você precisa saber
Não há solução sobre distribuidoras de energia, diz Levy
Karla Mamona
Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 08h03.
São Paulo - Veja o que você precisa saber.
1- 6 empresas que deixaram a Petrobras para trás. A forte crise de confiança que a Petrobras enfrenta tem se refletido em grandes estragos. Um deles está no valor de mercado da estatal, que atualmente é de 39 bilhões de dólares, colocando a companhia na sétima posição entre as maiores empresas da América Latina.
2- 2015 será frustrante em termos de IPOs, dizem analistas. No ano passado, apenas a Ourofino abriu capital na Bovespa, quando movimentou 418 milhões de reais. Na comparação com 2013, os números relacionados à abertura de capital deixaram muito a desejar. Naquele ano, 11 empresas bateram na porta da Bovespa e os IPOs somaram cerca de 8,5 bilhões de reais.
3- Fitch rebaixa rating da OAS e de subsidiárias. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês) em moeda estrangeira e local da OAS e da Construtora OAS para RD, de C, e o rating nacional de ambas as companhias para RD(bra), de C(bra).
4- Ações da PT SGPS têm queda histórica na Bolsa de Lisboa. As ações da Portugal Telecom (PT SGPS) registraram nesta quarta-feira, 7, a maior a sua queda diária desde que os papéis passaram a ser negociados na Bolsa de Lisboa há mais de vinte anos.
5- Bancos fecham dezembro vendidos em US$ 28,261 bilhões. Mesmo com a disparada mais consistente do dólar, vista desde antes do primeiro turno da eleição presidencial, os bancos mantiveram a posição vendida pelo 17º mês consecutivo, somando US$ 28,261 bilhões em dezembro.
6- Petrobras rebate suspeita de superfaturamento em gasoduto. A Petrobras assegurou hoje (7) que a rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste, foi criada dentro dos parâmetros legais.
7- Gol registra recorde de passageiros transportados em um dia. A Gol registrou na última segunda-feira, 05, recorde de passageiros transportados em um único dia, com cerca de 157 mil clientes, em 1.039 voos. A grande movimentação, explicou a companhia, ocorreu devido ao retorno dos viajantes após os feriados de fim de ano.
8- Aneel publica resolução do reajuste tarifário da Eletropaulo. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira resolução homologatória que, em cumprimento a decisão judicial, altera o reajuste tarifário anual de 2014 da Eletropaulo, permitindo que novo índice entre em vigor. O reajuste total, de 12,36 por cento, já havia sido divulgado pela Eletropaulo mais cedo nesta semana.
9- Não há solução sobre distribuidoras de energia, diz Levy. Contrariando expectativas do setor e do próprio ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixou nesta noite a pasta de Energia afirmando que ainda não há solução para o rombo, de novembro e dezembro, das distribuidoras.
10- Ministro descarta intervir em demissões no setor automotivo. As demissões nas montadoras Volkswagen e Mercedes-Benz são localizadas e não justificam ação direta do governo, disse o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto.