Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Expectativa de que a Grécia receba um voto de confiança e evite uma eventual moratória eleva o ânimo dos investidores. Dólar cai contra o euro e commodities

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 09h24.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 Mercados: bolsas operam em alta na expectativa de ajuda à Grécia. As bolsas na Ásia terminaram o dia em alta e os principais índices na Europa operam em terreno positivo após declarações do primeiro ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que aliviaram as preocupações sobre o risco de moratória da Grécia. Os índices futuros nos Estados Unidos sinalizam para uma abertura positiva em Wall Street. O dólar recua diante do euro e da maioria das principais moedas antes da divulgação de dados sobre o mercado imobiliário americano.

2 Hypermarcas e Pão de Açúcar são rebaixados pelo JPMorgan. O Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição) e a Hypermarcas tiveram sua recomendação reduzida de neutra para underweight (alocação abaixo da média do mercado) pela analista Andrea Faria Teixeira, do JPMorgan Chase & Co. O preço-alvo da para cada ação do Pão de Açúcar em 21 meses é de 75 reais, enquanto para a Hypermarcas é de 17 reais, segundo relatórios obtidos pela Bloomberg.

3 Lucro líquido da Eletrobras cresce 672% no 1º trimestre. A companhia elétrica registrou um lucro líquido consolidado de 1,285 bilhão de reais no primeiro trimestre de 2011, o que indica uma alta de 672,3% em relação aos 166,3 milhões de reais do mesmo período do ano anterior, segundo dados enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

4 Onde a BlackRock enxerga oportunidades no Brasil. A BlackRock, maior gestora de fundos de investimentos do mundo, tem no Brasil a maior parte dos seus ativos alocados dentro da América Latina e não para de fazer aplicações. Anúncios de aumento de participação em diversas companhias foram recorrentes nos primeiros seis meses do ano. O destaque fica com os setores de construção civil, financeiro e empresas ligadas às commodities.

5 BTG Pactual e WTorre querem criar maior imobiliária do Brasil. O Banco BTG Pactual, de André Esteves, deu mais um passo rumo à pretendida união com a WTorre. Na costura de uma imobiliária ainda sem nome, foi formada uma nova empresa onde cada uma das partes colocará 1,5 bilhão de reais em ativos imobiliários, informa reportagem de O Estado de S. Paulo. Entretanto, será o BTG a ter 70% do controle. Esteves pretende se transformar no controlador da maior empresa imobiliária do País.

6 Petrobras perde metade do valor em bolsa desde pico em 2008. As ações preferenciais da Petrobras atingiram uma marca nada positiva para os seus acionistas. Na última sexta-feira (17), os papéis encerraram negociados a 23,24 reais, ou seja, exatamente metade dos 46,48 alcançados em 21 de maio de 2008, data do nível mais alto já alcançado. Em termos de valor de mercado, a queda se traduz em aproximadamente 350 bilhões de reais. Para comparação, o Ibovespa, que é o principal índice de ações da bolsa brasileira, marca uma desvalorização de 16% no mesmo período.

7 CTEEP planeja emissão de R$ 300 milhões em notas promissórias. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) anunciou que seu conselho de administração planeja a emissão de 300 milhões de reais em notas promissórias com prazo de um ano, segundo comunicado enviado ontem à CVM. De acordo com a empresa, serão emitidas 30 notas com valor unitário nominal de 10 milhões de reais.

8 Eike compra ações da Cleveland-Cliffs na Centenial Asset Amapá. Eike Batista, o bilionário dono da holding EBX Group, comprou as ações da Cleveland- Cliffs na Centennial Asset Participações Amapá, disse a Centennial em comunicado obtido pela Bloomberg. O empresário passou a deter 100% do capital social da empresa.

9 Bradesco renova programa de recompra de ações. O Bradesco renovou o seu programa de recompra de ações por mais 6 meses, informou a empresa por meio de fato relevante enviado ontem (20) à CVM. Serão adquiridas até 7,5 milhões de ações ordinárias e 7,5 milhões de preferenciais por um período de até 6 meses. O banco disse que pretende manter os papéis em tesouraria para posterior alienação ou cancelamento.

10 IGP-M cai 0,21% com recuo de preços no atacado e no varejo. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) declinou 0,21% na segunda prévia de junho, ante alta de 0,66% em igual período de maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Bônus Brasileiros invadem Miami em busca de imóveis com alta do real. A disparada nos preços do mercado imobiliário no Brasil e o ganho acumulado de 45% do real em relação ao dólar desde 2008 estão levando brasileiros a procurarem barganhas no sul da Flórida, em imóveis para férias e investimentos imobiliários. Esse movimento estimula a expansão do mercado de apartamentos de Miami, com aumento de 92% nas vendas dos primeiros quatro meses deste ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame