Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

As bolsas na Ásia ampliaram as perdas após um terremoto atingir o Japão. Os mercados na Europa e os futuros nos EUA apontam baixa. Petróleo e cobre recuam hoje.

Cidade de Ibaraki, no Japão, uma das atingidas pelo terremoto de 8,8 graus. Alerta de tsunami se estendeu até o México e a América do Sul (AFP)

Cidade de Ibaraki, no Japão, uma das atingidas pelo terremoto de 8,8 graus. Alerta de tsunami se estendeu até o México e a América do Sul (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 09h51.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta sexta-feira (11):

1 – Fraga vê risco de aceleração de inflação em países emergentes. Os mercados emergentes enfrentam “sem dúvida” um risco com a aceleração da inflação e devem resistir à tentação de impor controles de capital para deter as valorizações cambiais, disse Armínio Fraga, presidente do conselho da BM&FBovespa e ex-presidente do Banco Central.

2 – Empresas retomam captações externas após queda de taxas em dólar. As empresas brasileiras estão retomando as captações externas em março após o pior mês desde outubro. Após a queda no custo de financimento para o menor nível em quase um ano, as companhias estão aproveitando o momento para travar taxas. Na semana passada, o Banco BMG vendeu 300 milhões de dólares em notas com vencimento em três anos. A Localiza Rent a Car, maior locadora de veículos da América Latina, iniciou reuniões com investidores ontem.

3 – Petrobras faz descoberta de óleo em campo da Bacia do Recôncavo. A estatal brasileira encontrou evidências óleo em um poço da Bacia do Recôncavo, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A descoberta foi feita no poço 4BRSA895DBA do campo Massapê e ainda não foi declarada comercialmente viável.

4 – Mercados: terremoto no Japão derruba Ásia; Hong Kong cai 1,6%. As bolsas asiáticas encerraram em queda. Os números de fevereiro sobre a inflação na China nortearam os investidores nesta sexta-feira. O terremoto no Japão, seguido de tsunami, também pesou nas bolsas da região, aumentando o recuo nos últimos minutos dos pregões.

5 – Cadeia produtiva da maconha nos EUA prepara onda de IPOs. As empresas que operam na cadeia de produção, distribuição e venda de maconha nos Estados Unidos estão próximas de ir ao mercado para vender ações do que chamam de "indústria multibilionária inexplorada". O uso medicinal da maconha, permitido em 15 estados, incentivou a criação de empresas focadas em aproximar e auxiliar os consumidores e produtores com produtos que vão desde a venda de câmaras especiais para o cultivo da planta, até um site que mostra os pontos de venda.

6 – BP compra Companhia Nacional de Açúcar e Álcool por US$ 680 milhões. A petrolífera BP vai comprar a produtora brasileira de etanol Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA) por 680 milhões de dólares, ampliando sua presença na indústria de biocombustíveis no país. A operação é considerada a maior já fechada pela área de energias alternativas do grupo britânico.

7 – Gol venderá passagens aéreas em quiosques no metrô de São Paulo. A Gol vai começar a vender passagens em quiosques no metrô de São Paulo a partir desse mês. O modelo de vendas visa conquistar passageiros da classe C. Os quiosques serão abertos nas estações de metrô Itaquera, Sé e Luz.

8 – IPC-Fipe desacelera para 0,44% na 1ª prévia de março. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou alta de 0 44% na primeira quadrissemana de março, desacelerando em relação à alta de 0,60% com que fechou o mês de fevereiro. O IPC desacelerou também na comparação com a primeira quadrissemana de fevereiro, quando havia ficado em 1,12%.

9 – PIB italiano cresceu um 0,1 % no quarto trimestre de 2010. O Produto Interno Bruto (PIB) italiano cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2010 em comparação com os três meses imediatamente anteriores, e 1,5% se forem levados em conta os dados do mesmo período de 2009.

10 – Inflação na Espanha registra aumento de 0,3% em fevereiro. A inflação anualizada na Espanha chegou a 3,6% em fevereiro, um aumento de 0,3% com relação ao mês anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os preços subiram 0,1% em fevereiro, alta que teve a importante contribuição do aumento dos combustíveis.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Banco Central fará leilão de venda de US$ 1,5 bi no mercado à vista nesta sexta; entenda por quê

Queda de juros e crescimento mais fraco nos EUA favorecem queda do dólar, diz Gavekal

Azul renegocia com credores estruturação da dívida; ação cai 24%

"Ainda há muito espaço para valorização", diz executivo da Nvidia após anúncio de recompra de ações

Mais na Exame