Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Telecom Italia adota proteção para possível venda da TIM


	Loja da TIM: alto executivo da Telecom Itália teria realizado uma conversa preliminar com a direção da companhia francesa Vivendi
 (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

Loja da TIM: alto executivo da Telecom Itália teria realizado uma conversa preliminar com a direção da companhia francesa Vivendi (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 07h53.

São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta sexta-feira

1.Telecom Italia adota proteção para possível venda da TIM

O Conselho de Administração da operadora Telecom Italia concordou com um procedimento que introduzirá novas proteções aos acionistas caso se decida pela venda da TIM Participações. No mês passado, a companhia disse que queria garantir que diretores independentes avaliassem qualquer proposta de venda da TIM Participações, possivelmente complicando um acordo.

2. Telecom Itália e Vivendi cogitam fusão de TIM e GVT

Nas últimas semanas, um alto executivo da Telecom Itália teria realizado uma conversa preliminar com a direção da companhia francesa Vivendi sobre uma eventual fusão das subsidiárias brasileiras GVT e TIM Brasil, de acordo com uma fonte envolvida com o tema.

No ano passado, a dona da Vivo no Brasil, a Telefônica, fez acordo para aumentar ainda mais sua participação na Telco, holding que controla a Telecom Itália. O Cade viu na medida uma concentração de mercado no País. Por isso, a aproximação com a GVT é encarada pelos executivos da empresa italiana como a costura de “uma alternativa” para o futuro da TIM Brasil.

3. Cinco ações que podem surpreender você na temporada de balanços

Durante a temporada de balanços referentes ao quarto trimestre de 2013 e ao ano, veja alguns papéis que podem se beneficiar da divulgação de seus resultados, segundo a Ativa Corretora.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


4. Bolsas asiáticas seguem EUA e fecham em alta

As bolsas asiáticas encerraram o último pregão dessa semana em alta, influenciadas por dados positivos no mercado de trabalho dos Estados Unidos. As bolsas de Nova York registraram um dos maiores ganhos do ano, em altas superiores a 1%, após os pedidos de auxílio desemprego surpreenderem e recuarem na semana encerrada em 1º de fevereiro.

5. Cade aprova compra de fatia da Vale na Norte Energia

O Cade aprovou, sem restrições, a compra pela Cemig Geração e Transmissão de fatia da mineradora Vale no capital da Norte Energia, empresa responsável pela construção, operação e exploração da usina hidrelétrica de Belo Monte.

6. Embraer terá R$ 1,411 bi do BNDES para novos jatos

A Embraer terá um empréstimo de 1,411 bilhão de reais do BNDES para o desenvolvimento da nova geração dos jatos comerciais E-Jets (E2) e o do jato executivo Legacy 500, além de investimentos sociais. A renovação da linhas de aviões comerciais da Embraer foi anunciada oficialmente em junho passado, durante o Paris Air Show.

7. Dasa aprova alterações no edital da OPA Voluntária

O conselho de administração da Diagnósticos da America S.A. (Dasa) aprovou as alterações da oferta pública voluntária de aquisição de controle da empresa (OPA Voluntária) pela Cromossomo Participações II.

8. PMI de serviços da China tem menor nível em 2 anos e meio

O setor de serviços da China cresceu em janeiro no ritmo mais lento em quase dois anos e meio, com as empresas recebendo um menor volume de novos negócios. Isso foi o que mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC/Markit.


9. Reservas monetárias do Banco Central argentino voltam a cair

As reservas monetárias do Banco Central argentino registraram ontem uma nova queda moderada de até 27,802 bilhões de dólares – ou seja, 49 milhões de dólares menos que no fechamento da quarta-feira passada, segundo informou a autoridade monetária.

10. O que você precisa saber da agenda desta sexta-feira

Na agenda desta sexta-feira, destaque para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, o indicador oficial da inflação no Brasil, que é divulgado nesta manhã pelo IBGE. Nos Estados Unidos, hoje é dia de relatório de emprego.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado