Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado reduz previsão de crescimento do PIB em 2012; retorno do Banco do Brasil deve cair 20%, prevê mercado

Banco do Brasil: as medidas tomadas pelo governo é um dos fatores que têm pressionado o banco (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 09h58.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

Bônus: Índice de ações brasileiras em NY cai 0,34%. O índice de ações de empresas brasileiras negociado na bolsa de Nova York, Brazil Titans 20 ADR, caiu 0,34% nesta sexta-feira. O desempenho dos papéis seguiu o mesmo rumo das negociações dos papéis americanos e europeus. Os papéis da CPFL Energia apresentaram a maior alta, com uma valorização de 3,54%. Os ativos da Gafisa, que tinham disparado na véspera, recuaram 2,34%. A semana acabou mais cedo para as ações negociadas no Brasil por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. O O Ibovespa terminou o período em alta de 1%, aos 59.161 pontos.

Veja também

1- Mercado reduz previsão de crescimento do PIB em 2012. O boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, indica que o mercado projeta um crescimento de 1,54% do PIB em 2012, um pouco inferior à previsão das últimas semanas, de crescimento de 1,57%. Para 2013, a expectativa foi mantida em crescimento de 4,0%.Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Focus estima 5,43% em 2012, ante 5,42% na semana passada.

2- Grécia deve fechar acordo com troica até 5ª feira. O governo da Grécia vai chegar a um acordo com a delegação internacional de inspetores a tempo para a cúpula da União Europeia, que acontece na quinta-feira (18), afirmou o primeiro-ministro grego Antonis Samaras a um jornal do país. As negociações entre Grécia e os inspetores da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) - grupo conhecido como troica - não progridem desde o início de setembro. Os dois lados tentam chegar a um denominador comum a respeito do plano de austeridade de dois anos que deve levar à economia de 13,5 bilhões de euros.

3- Retorno do BB deve cair 20%, prevê mercado. A reação do mercado à pressão do governo sobre os bancos pode ser medida não só pela derrocada das ações dessas instituições nas últimas semanas, mas pela expectativa de rentabilidade embutida no preço dos papéis. Segundo esse cálculo, feito a pedido do jornal O Estado de S. Paulo pela Rio Bravo Investimentos, o pessimismo é maior com o Banco do Brasil.

4- Bolsas asiáticas fecham em queda; Xangai recua 0,3%. A maioria das Bolsas da Ásia apresentou baixa nesta segunda-feira. Uma das exceções foi Hong Kong, onde bons números da recuperação econômica da China compensaram a pressão por realização de lucros. O Hang Seng ficou praticamente estável e encerrou aos 21.148,25 pontos, no maior fechamento desde 3 de maio.

5- Inflação de 12 meses pode atingir 6% em junho de 2013. Economistas consideram o cenário inflacionário brasileiro "delicado" e acreditam que os índices ficarão pressionados até meados do ano que vem. Em junho de 2013, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a medida oficial de inflação, pode acumular alta de 6% em 12 meses, preveem. Até o mês passado, o indicador tinha aumentado 5,28% em 12 meses.


6- Ação da Cielo alegra acionistas com alta de 80% desde o IPO. Prevista por alguns analistas para passar por momentos difíceis na Bolsa, as ações da Cielo fizeram, ao menos até agora, a alegria de quem acreditou na empresa desde a sua abertura de capital em 2009. Os papéis tiveram uma valorização de 80,30% desde o IPO em 29 de junho de 2009 até a última sexta-feira, contra 13,47% do Ibovespa e 36,55% do CDI no mesmo período.

7- Inflação chinesa cai para 1,9% anualizado em setembro. O índice de preços ao consumidor (IPC) na China caiu para 1,9% anualizado durante setembro, 0,1% menos que no mês passado, no que representa o sétimo mês consecutivo de quedas, informou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Estatísticas. Segundo os dados oficiais, a alta do preço dos alimentos foi de 2,5% no citado período.

8- Tombini diz que medidas dão consistência à economia. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que economistas de mercado ponderam que o Brasil deve crescer 4,3% no segundo semestre e 4% em 2013, o que são previsões em linha com as projeções realizadas pelo FMI na semana passada. O Fundo reduziu as projeções de expansão do Brasil de 2,5% para 1,5% em 2012 e de 4,6% para 4% para o próximo ano. Tombini destacou que o governo adotou um conjunto de medidas em 2011, sobretudo na área de política monetária, para estimular o nível de atividade.

9- Bernanke faz análise do fluxo de capital para emergentes. O presidente do Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês para o Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, avaliou que a ligação entre as políticas acomodatícias dos EUA e das economias avançadas e o fluxo de capital para países emergentes é, em algumas vezes, mais frouxa do que o habitualmente se afirma. Segundo Bernanke, a recuperação das economias emergentes da crise financeira global, mesmo enquanto as economias avançadas continuam fracas, propicia um grande incentivo para esse fluxo.

10- Ações europeias sobem com esperanças de resgate espanhol. As ações europeias subiam nesta segunda-feira, revertando perdas da sessão anterior, sustentadas por esperanças de que a endividada Espanha irá pedir um resgate que poderá diminuir seus custos de empréstimo. Fontes da zona do euro disseram à Reuters durante o final de semana que a Espanha poderá pedir um resgate em novembro e se o fizer, o pedido deverá ser negociado juntamente com um programa de empréstimo revisado para a Grécia e um resgate ao Chipre em um único grande pacote.

Com Agência Estado, EFE, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame