Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Minoritários devem atrasar entrada da PT no capital na Oi; Minoritários devem atrasar entrada da PT no capital na Oi.

Sede da Portugal Telecom: processo de entrada na Oi será interrrompido daqui há um mês (Ivo Emanuel Gonçalves/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 09h12.

 São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:</p> 

1- Minoritários devem atrasar entrada da PT no capital na Oi. Uma disputa de acionistas minoritários com o Grupo Oi vai interromper em cerca de um mês o processo de entrada da Portugal Telecom (PT) na Oi, segundo fontes ligadas às negociações. A briga envolve outra empresa do grupo Oi, a Invitel, e ganhou ontem um novo capítulo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

2 - Donos da LAN reorganizam sociedades para fusão com a TAM. O grupo chileno Cueto, controlador da companhia aérea LAN, anunciou na quarta-feira que vai reestruturar suas sociedades para simplificar a gestão de seus ativos de olho em uma fusão com a brasileira TAM.

Veja também

3 - FGV: IPC-S sobe 0,87% na semana até o dia 22. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou pela segunda vez consecutiva. É o que informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao anunciar alta de 0,87% para o indicador até a quadrissemana encerrada em 22 de dezembro.

4- Rio Tinto oferece US$3,9 bi por Riversdale. A mineradora Rio Tinto ofereceu 3,9 bilhões de dólares para comprar a mineradora de carvão Riversdale. A aquisição ainda precisa do apoio de pelo menos um dos três maiores acionistas da Riversdale, incluindo a indiana Tata Steel e a brasileira CSN.

5 - Empresa de Eike Batista construirá porto no Chile. O empresário Eike Batista construirá um porto no Chile que demandará investimento de 300 milhões de dólares, após conseguir na quarta-feira a aprovação do regulador ambiental, trâmite que estava pendente.

6- Bolsas asiáticas têm queda moderada; Xangai cai 0,8%. Os principais mercados da Ásia apresentaram sinal negativo nesta quinta-feira. Parte dos investidores decidiu pela realização de lucros. Outras bolsas, contudo, seguiram o embalo positivo de Wall Street. Não houve negociações no Japão por ser feriado.

7 - Índice Dow Jones fecha no nível mais alto em 2 anos. O mercado norte-americano de ações voltou a fechar em alta, liderada pelas ações do setor financeiro, ainda em reação a informes de fusões e aquisições que saíram no começo da semana.

8 - Real valoriza 108% frente ao dólar no governo Lula. O real é a moeda que mais se valorizou em relação ao dólar na comparação com o euro e com outras sete moedas latino americanas. Levantamento da consultoria Economática mostra que o real subiu 108,16% do dia 31 de dezembro de 2002 até o dia 21 de dezembro deste ano (período do governo Lula).

9 - Os setores promissores e os “micados” em 2011, segundo o Bradesco. O cenário setorial elaborado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco parte das seguintes premissas para 2011: ampliação dos investimentos, desaceleração moderada do crédito e da renda, taxa de câmbio valorizada no atual patamar e expansão moderada da demanda externa.

10 - Bolsas da Europa: ações operam estáveis, farmacêuticas sobem. As bolsas da Europa operavam perto da estabilidade nesta quinta-feira às vésperas do feriado de Natal. Ganhos de ações de farmacêuticas, lideradas pela dinamarquesa Novo Nordisk, eram contrabalançados por uma queda nas mineradoras, que acompanhavam a baixa dos metais

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEmpresas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame