Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Corte alemã aprova o Mecanismo de Estabilidade Financeira e o "Pacto Fiscal", mas impõe uma série de condições

A aprovação do ESM é parte vital do plano do BCE para combater a crise na zona do euro (Alex Domanski/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 09h25.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Alemanha: Corte ratifica ESM, mas impõe condições. A Corte Constitucional da Alemanha ratificou hoje o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) e o chamado "Pacto Fiscal". Ao fazer isso, tirou um ponto de interrogação importante sobre dois elementos cruciais do plano da zona do euro para encarar a crise da dívida e abriu caminho para a criação de um mecanismo permanente de resgate, que será capaz de fornecer assistência financeira em grande escala para as altamente endividadas economias da região.

Veja também

2- Moody's alerta que poderá reduzir a nota Aaa dos EUA. A agência de classificação americana Moody's advertiu nesta terça-feira que poderá privar os Estados Unidos de seu "Aaa" se o Congresso não chegar a um acordo em 2013 sobre os meios para estabilizar e depois reduzir a dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto. Nesse caso, a "Moody's deverá rebaixar a nota, provavelmente para Aa1, informou a agência em um comunicado.

3- Prêmio espanhol baixa de 400 pontos pela 1ª vez desde abril. O prêmio de risco da Espanha se situava hoje às 10h38 (5h38 de Brasília) abaixo de 400 pontos, em 399,9, seu nível mais baixo desde o início de abril, pouco depois que o Tribunal Constitucional alemão deu sinal verde à ratificação pela Alemanha do fundo de resgate europeu.

4- Efeito manada explica alta das ações siderúrgicas, diz banco. A euforia vista nas últimas semanas com as ações das siderúrgicas na bolsa tem fundamento, mas não deve se sustentar por muito tempo. Essa é a avaliação do HSBC em um relatório publicado nesta semana. Segundo os analistas do banco, o comportamento visto parece o de manada motivado pelo “aparente otimismo de que dias melhores virão”.

5- Seadrill planeja IPO de unidade brasileira em 2013. A Seadrill planeja listar a Seabras no Brasil no próximo verão (no Hemisfério Norte), disse nesta quarta-feira o presidente-executivo, Alf Thorkildsen, durante uma conferência da indústria.


6- Bolsas da Ásia têm alta com expectativas sobre EUA. Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira. Os investidores mostraram otimismo, à espera da reunião de política monetária do Federal Reserve - Fed, o banco central dos Estados Unidos. E também com as possibilidades de medidas de estímulo econômico por parte da China.

7- Mark Zuckerberg: negócio do Facebook é a mobilidade. Quatro meses após conduzir a maior abertura de capital de uma empresa de tecnologia, Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, enfim falou. Em entrevista realizada no TechCrunch Disrupt, em São Francisco, na Califórnia, ele admitiu decepção com a queda do valor das ações da companhia na bolsa de valores e, tentando convencer o mercado, disse que o negócio da companhia é a mobilidade. A apariação de Zuckerberg parece ter agradado o mercado. Durante a entrevista, que durou 25 minutos, as ações da empresa na bolsa de valores subiram 4,6%, sendo cotadas a 20,32 dólares.

8- Valor da ação da Petrobras é constrangedor, diz Graça Foster. A presidente da Petrobras, Graça Foster, recomendou nesta terça-feira (11) que os acionistas da empresa comprem mais ações da empresa, pois os papéis devem recuperar seus preços diante dos resultados esperados pela diretoria da estatal.Ela também disse estar trabalhando pela convergência dos preços dos combustíveis no País para que estes fiquem próximos das cotações internacionais.

9- BB e Caixa crescem enquanto privados resistem à Dilma. Os bancos privados brasileiros estão perdendo participação de mercado para as instituições públicas, que ampliam seu volume de crédito como parte da política do governo da presidente Dilma Rousseff de reduzir os juros para estimular a economia.

10- Programa contra "gatos" eleva receita da Eletropaulo. A Eletropaulo Metropolitana de Eletricidade de São Paulo SA, maior distribuidora de energia do país por valor de mercado, está distribuindo geladeiras e levando iluminação pública a comunidades de baixa renda. É a estratégia da companhia para combater as ligações clandestinas de energia elétrica -- os chamados gatos -- que reduzem a receita do setor em 10 por cento.

Com AFP, Agência Estado, Bloomberg, EFE, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame