Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Oficial de Justiça não consegue encontrar Eike Batista


	Eike Batista: documento seria referente ao primeiro de três processos que acionistas minoritários da petroleira Óleo e Gás Participações ajuizaram no final do ano passado
 (Jonathan Alcorn/ Bloomberg)

Eike Batista: documento seria referente ao primeiro de três processos que acionistas minoritários da petroleira Óleo e Gás Participações ajuizaram no final do ano passado (Jonathan Alcorn/ Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 08h20.

São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta quarta-feira.

1. Oficial de Justiça não consegue encontrar Eike Batista

As duas tentativas da oficial encarregada de entregar o mandado de citação ao empresário Eike Batista no início do mês acabaram frustradas. A oficial devolveu no dia 4 o mandado à Justiça Federal. O documento seria referente ao primeiro de três processos que acionistas minoritários da petroleira Óleo e Gás Participações (antiga na OGX) ajuizaram no final do ano passado contra Eike Batista.

2. Arsesp divulga até quinta revisão tarifária da Sabesp

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) abriu consulta pública e receberá sugestões do mercado até 12 de março sobre revisão tarifária da Sabesp. Para definir o reajuste, a Arsesp desconta da tarifa média máxima o fator de eficiência.

3. Importação de petróleo e minério da China atinge recorde

Em janeiro, as importações da China de recursos naturais cresceram para níveis recordes, em um sinal de que a desaceleração do crescimento econômico ainda não diminuiu o apetite por matérias primas.

4. 30 empresas negociadas por menos que o valor patrimonial

Algumas empresas que negociam suas ações na Bovespa têm os papéis negociados abaixo do valor patrimonial. Na teoria, isto significa que o mercado está pagando por elas menos do que elas realmente valem. A Ativa Corretora, a Socopa e a XP Investimentos apontaram algumas delas.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


5. Eletrobras quer vender distribuidoras

As seis distribuidoras de energia do grupo Eletrobras têm, juntas, valor de mercado entre 1 bilhão de reais e 1,2 bilhão de reais, mas precisam de aproximadamente 3,5 bilhões de reais em investimentos para se adequar aos níveis de qualidade que serão exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a partir do ano que vem.

6. Ambev conclui processo de simplificação societária

A Ambev informou que acionistas minoritários não exerceram seu direito de retirada, cujo prazo foi encerrado na segunda-feira, concluindo assim o processo de simplificação societária da companhia. Até 13 de março, donos de frações de ações poderão ajustar suas posições, através da compra ou venda, mediante negociação privada, até formarem inteiros, informou a companhia.

7. Câmara dos EUA aprova elevar teto da dívida até 2015

A Câmara de Representantes aprovou ontem que se eleve o teto da dívida americana até 15 de março de 2015. A medida que ainda deve ser ratificada pelo Senado para descartar qualquer risco de suspensão de pagamentos. A medida foi adotada por 221 votos contra 201, contando com o apoio de quase todos os democratas e de apenas 28 republicanos. O texto deverá ser adotado definitivamente pelo Congresso até 27 de fevereiro.

8. Fed sugere a emergentes que analisem deficiências políticas

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reconheceu que provavelmente provocou uma onda de vendas no mundo em desenvolvimento, mas afirmou que as políticas em países como Turquia, Brasil e Índia tornaram essas nações especialmente vulneráveis a choques externos.


9. Bolsa de Tóquio fecha em alta após discurso de Yellen

Hoje, a Bolsa de Tóquio encerrou em terreno positivo - após o primeiro discurso de Janet Yellen como presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) no Congresso norte-americano. Após permanecer fechada na terça-feira em função de feriado nacional, a Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,56%, a 14.800,06 pontos.

10. O que você precisa saber da agenda desta quarta-feira

A agenda de hoje tem a divulgação do fluxo cambial estrangeiro no Brasil. Na Europa, é dia de discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. A União Europeia divulga hoje sua produção industrial. Nos Estados Unidos, saem números referentes às hipotecas. A China divulga sua balança comercial.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado