Exame Logo

10 coisas que você precisa saber para lidar bem com os mercados nesta segunda-feira

Moody's rebaixa dívida soberana da Irlanda; Portugal Telecom vê ações despencarem após cancelamento de oferta pela Vivo

Irlanda: segundo a agência de risco Moody's, que rebaixou nesta manhã a dívida do país, as perspectivas de crescimento para a economia ficaram enfraquecidas (.)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2010 às 10h04.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Moody's rebaixa a dívida soberana da Irlanda. O corte feito pela agência de classificação de risco, de Aa1 para Aa2, é justificado pela "gradual, porém significativa perda de força financeira do governo, conforme demonstrado pelo substantivo aumento na relação dívida/PIB e pelo enfraquecimento da disponibilidade financeira".

Veja também

2 - Ações da Portugal Telecom despencam na bolsa de Lisboa com cancelamento da oferta sobre a Vivo. Os títulos da Portugal Telecom (PT) caíram mais de 4% na abertura nesta segunda-feira da Bolsa de Valores de Lisboa, após perder na sexta-feira 4,5% pelo vencimento da oferta da espanhola Telefónica para comprar 30% da operadora brasileira Vivo por 7,15 bilhões de euros.

3 -  Hungria não chega a acordo com FMI e EU. A Hungria vem sofrendo ainda mais pressão nesta manhã, após o fracasso das negociações do governo com o FMI e UE no final de semana. A reunião tentou em nome da continuidade do recebimento da linha de crédito de 20 bilhões de euros, obtida em 2008 com o FMI, a UE e o Banco Mundial, e que expira em outubro.

4 - Petróleo Manguinhos estende prazo para subscrição de ações. A refinaria de petróleo Manguinhos comunicou ao mercado nesta segunda-feira (19) a prorrogação do prazo para pedido de preferência na subscrição de  ações do seu recém aprovado aumento de capital.  A nova data final é o dia 2/08, e não mais 31/7um sábado.

5 - Reforma em Wall Street ameniza incerteza, diz vice-presidente dos EUA. A aprovação da reforma nas regras de Wall Street no Congresso norte-americano ajuda na recuperação econômica em andamento ao aliviar incertezas que têm atrasado investimentos, afirmou o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo.

6 - BP afirma ter fechado o vazamento no Golfo do México, mas outros testes sugerem um segundo vazamento já formado. O segundo foco seria de gás metano e óleo. O governo dos Estados Unidos solicitou com urgência à petroleira britânica BP um plano alternativo para seu poço danificado no Golfo do México, apontando "anomalias" que poderiam indicar a continuação de um vazamento no leito marítimo próximo a estrutura.

7 - Reunião do Copom atrai atenção dos investidores nesta semana. A quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2010 e o aparente consenso em torno do ritmo de alta da taxa Selic são os destaques para os mercados na próxima semana, de 19 a 23 de junho.

8 - Mercado reduz projeção para inflação em 2010. O mercado financeiro reduziu a previsão para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) em 2010, segundo a pesquisa semanal Focus. A expectativa para a alta de preços acumulada ao fim do ano caiu de 5,45% para 5,42%, ainda em um patamar acima do centro da meta de inflação para o ano, que é de 4,50%.

9 – IPC-Fipe sobe para 0,12% na 2ª quadrissemana de julho. A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), acelerou para 0,12% na segunda quadrissemana de julho, ante a elevação de 0,10% no levantamento anterior.

10 - Bolsas da Europa começam a semana em baixa.  As principais bolsas de valores da Europa abriram em baixa nesta segunda-feira, depois de terem encerrado a semana passada  no mesmo ritmo, com a divulgação dos balanços nos Estados Unidos e dos dados que apontaram uma queda acentuada na confiança do consumidor norte-americano.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgências de ratingbolsas-de-valoresEuropaMercado financeiroRating

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame