Inteligência Artificial

Usou ChatGPT? Cuidado, algumas palavras entregam que foi a IA quem escreveu

Para o executivo Paul Graham, uso do termo 'delve' é sinal de que e-mail foi redigido pelo chatbot

Publicado em 12 de abril de 2024 às 10h52.

Última atualização em 12 de abril de 2024 às 10h57.

À medida que mais e mais pessoas utilizam chatbots, como o ChatGPT, mais artigos e e-mails são escritos pela inteligência artificial. Agora, segundo um executivo especialista no assunto, é preciso tomar cuidado: algumas palavras podem ser sinais certeiros de que se usou a IA para redigir determinado texto.

Um bom exemplo é a utilização da palavra 'delve', em inglês, que significa aprofundar ou investigar. No último dia 7, Paul Graham, cofundador da aceleradora de startups Y Combinator, publicou um post sobre uma proposta que recebeu para um novo projeto. Não demorou para que o executivo concluísse que o texto foi escrito por uma inteligência artificial, já que ele continha o termo 'delve', que, segundo Graham, é raramente usado no inglês informal. "Ninguém o usa no inglês falado", declarou.

De acordo com um gráfico referenciado por Paul Graham, o uso da palavra cresceu exponencialmente entre 2022 — ano de lançamento do chatbot — e 2024, aparecendo em quase 18 mil artigos nos últimos quatro anos.

Outra ferramenta, a AI Phrase Finder, revelou que 'delve' é a nona palavra mais comum utilizada pelo ChatGPT.

Recentemente, a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, disponibilizou a alguns usuários uma nova versão do chatbot, capaz de participar de conversas cada vez mais naturais. O avanço pode dificultar a distinção entre textos escritos por pessoas e textos elaborados por IAs.

Assim, conforme a inteligência artificial e os chatbots são desenvolvidos, a tendência é que fique cada vez mais difícil discernir quais textos foram escritos por esse tipo de tecnologia. Até que elas se tornem capazes de redigir textos de forma idêntica à de um ser humano, porém, palavras como 'delve' podem ser um importante sinal de que determinado artigo ou e-mail foi escrito de modo artificial.
Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPTChatbot

Mais de Inteligência Artificial

Centro de IA da UFG destaca desafios para o Plano Nacional de Inteligência Artificial

Rival do ChatGPT teria sido treinado para burlar direitos autorais – e é processado por escritores

Apenas 20% das vagas em IA são ocupadas por mulheres. É preciso corrigir isso, afirma Moojan Asghari

OpenAI vai permitir GPT 'personalizado' para empresas

Mais na Exame