Walmart vai começar a testar o uso de caminhões autônomos para entregas

Varejista está trabalhando ao lado da startup Galtik para desenvolver caminhões autônomos que possam realizar as entregas das compras feitas online

O Walmart pretende utilizar caminhões-baú munidos de um sistema completamente autônomo para realizar entregas nos Estados Unidos a partir de 2021. Os veículos farão parte de testes que a varejista pretende conduzir durante 18 meses para avaliar se a tecnologia poderá ser escalada para um próximo nível.

O plano do Walmart tem a participação da startup Galtik. Se tudo der certo, as companhias conseguirão fazer entregas na região sem a necessidade de que os caminhões sejam guiados por motoristas humanos. Os produtos são entregues em local de coleta designado pelo comprador.

Nos testes já realizados pela Galtik, os caminhões conseguem fazer uma rota de três quilômetros entre uma dark store (que serve apenas para atender o comércio eletrônico) e um mercado. Os testes foram repetidos com exaustão e os veículos já acumulam mais de 70 mil milhas percorridas durante as avaliações.

Os primeiros testes será conduzidos em Arkasas. Mas a expectativa é de que a experiência seja incorporada também em outras regiões próximas nos Estados Unidos, como Louisiana, New Orleans e Melairie. Desta vez, porém, com trajetos mais longos, conforme reporta o The Verge.

Este é mais um capítulo da saga do Walmart para automatizar seu serviço – e diminuir custos. A varejista, que é principal rival da Amazon, também trabalha  com outras empresas que desenvolvem tecnologias de direção autônoma. Entre elas estão: Waymo, Cruise, Postmates, Baidu e Ford.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

ATENÇÃO: Mudança na sua assinatura da revista EXAME. A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos apenas uma edição por mês. Saiba mais