Huawei testa estrada inteligente que "conversa" com veículos

A empresa testou um ônibus autônomo que envia e recebe informações para uma rede de controle

A chinesa Huawei está testando uma estrada inteligente em na província de Jiangsu, na China, que consegue se comunicar com veículos autônomos andando no trecho para otimizar o trânsito.

Para o teste, a gigante chinesa criou o X-Bus, um ônibus autônomo, que fez o percurso em uma estrada de 4 km. Nela, o X-Bus recebeu informações de sensores, radares e câmeras para desviar de obstáculos, acelerar ou desacelerar e fazer paradas.

Em alguns casos, o ônibus até sugeriu mudanças, como fazer o semáforo abrir mais rápido, para cumprir seu cronograma. Ele está conectado a uma rede de controle para receber informações e, apesar de não necessariamente precisar, a ideia é que um motorista sempre esteja no volante caso algo dê errado com a tecnologia.

Segundo o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, a empresa não planeja entrar no ramo automotivo. Em vez de desenvolver veículos autônomos, ela está focando na infraestrutra que pode trazer informações aos automóveis: sensores, câmeras, estradas, semáforos, placas de rua, paradas de ônibus, radares, entre outros.

"A direção autônoma é uma tendência irresistível, mas qualquer veículo isolado não consegue acertá-la", disse Jiang Wangcheng, presidente da divisão de tecnologia da informação e comunicação da Huawei, em entrevista a Bloomberg. "A única solução é obter mais informações nas estradas".

De acordo com um roteiro de tecnologia nacional, a intenção da China é que os carros autônomos sejam 50% das vendas de novos automóveis até 2025. Resta a Huawei providenciar as estradas inteligentes nas quais esses veículos andarão.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.