Presidente do Fed diz que dólar digital é uma das prioridades para 2021
Jerome Powell afirma em audiência no Congresso dos EUA que discussões públicas sobre o projeto de CBDC começarão ainda neste ano
(Dem10/Getty Images)
3 de março de 2021, 10h22
Dresidente do banco central dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell deu detalhes, em audiência no Congresso no fim da última semana, sobre o projeto de criação do dólar digital. Segundo ele, que se referiu ao projeto como "uma das prioridades para 2021", as discussões públicas sobre a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) serão realizadas ainda este ano.
Powell, que nos últimos meses adotou tom conservador para falar sobre o assunto, dizendo apenas que o Fed estava "monitorando" o setor, em contraste, por exemplo, com a China, que já tem seu iuane digital sendo testado por todo o país, agora foi mais objetivo e deu sinais de que o projeto pode, finalmente, sair do papel.
“Este vai ser um ano importante. Este será o ano em que nos envolveremos com o público de forma bastante ativa, incluindo alguns eventos públicos nos quais estamos trabalhando e que não irei anunciar hoje ”, disse Powell ao Congresso, complementando que não se trata de tomar decisões e comunicá-las à população, mas de envolver a participação pública no desenvolvimento do projeto.
“Existem questões muito desafiadoras. Então, queremos um diálogo público com todos os constituintes interessados. Nesse meio tempo, estamos trabalhando nos desafios técnicos e compartilhando o trabalho com todos os outros bancos centrais ao redor do mundo que estão fazendo isso”, disse ele.
Powell reconheceu que o dólar digital pode contribuir para uma maior inclusão financeira, mas se preocupa com o fato de que os Estados Unidos têm atualmente um sistema bancário e monetário em funcionamento e um forte mercado de capitais e, por isso, o Fed deve ter cuidado na criação da sua CBDC.
Ele concluiu sua fala sobre o dólar digital dizendo que os EUA têm o melhor setor financeiro do mundo e que o Fed trabalhará para mantê-lo assim: “Precisamos ter cuidado com o desenvolvimento do dólar digital para não criarmos algo que prejudique seu funcionamento saudável”.
A perspectiva é que o Fed trabalhe no projeto juntamente com o Tesouro norte-americano. Na última semana, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, chegou a dizer que "faz sentido que bancos centrais olhem para isso [CBDCs]", já que o país tem "um problema em relação à inclusão financeira". Segunda ela, o dólar digital pode ajudar a resolver a questão, por "possibilitar pagamentos mais rápidos, seguros e baratos". Ela também vê as CBDCs como uma forma de responder ao crescimento do bitcoin, ao qual já fez diversas críticas.
Últimas Notícias
Banco Central cria grupo de trabalho sobre tokenização de ativos financeiros em blockchain
Há menos de um minuto • 1 min de leituraPresidente do Fed diz que dólar digital vai tornar criptomoedas obsoletas
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBanco Central Europeu acelera projeto para lançamento de euro digital
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBC promove debates e palestras para discutir lançamento do real digital
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais