Neymar no Manchester United? Entenda como a mudança de dono do clube pode facilitar transferência
Alvo de protestos da torcida francesa, Neymar viu o seu prestigio no clube minguar com maior influência de Kylian Mbappé no clube
Modo escuro
Brazil's forward #10 Neymar warms up ahead of the Qatar 2022 World Cup quarter-final football match between Croatia and Brazil at Education City Stadium in Al-Rayyan, west of Doha, on December 9, 2022. (Photo by GABRIEL BOUYS / AFP) (Photo by GABRIEL BOUYS/AFP via Getty Images) (GABRIEL BOUYS/AF/Getty Images)

Publicado em 23 de maio de 2023, 09h46.
Última atualização em 23 de maio de 2023, 10h41.
O camisa 10 da seleção brasileira na última Copa do Mundo deve jogar em um novo clube na próxima temporada europeia. Segundo o jornal francês "L'Equipe", o Manchester United estaria negociando com o PSG para ter o Neymar em seu plantel.
Alvo de protestos da torcida francesa, Neymar viu o seu prestigio no clube minguar com maior influência de Kylian Mbappé no clube. O jornal afirma que pela primeira vez "vários fatores internos estão alinhados" para que o atleta deixe o clube. O volante Casemiro, companheiro de Neymar na seleção e jogador do United, é um dos que se movimentam nos bastidores para que a operação se concretize.
O contrato até 2027 e o alto salário podem ser um empecilho para que a operação seja concretizada. Um empréstimo pode ser uma alternativa e um novo fator também pode colaborar para o final feliz.
Venda do United para o Catar pode favorecer Neymar
O xeque Jassim Bin Hamad Al Thani fez oferta para comprar o Manchester United. Nesta semana, de acordo com o jornal britânico "The Guardian", Hamad Al Than teria aumentado a proposta para comprar o United, com cifras que devem chegar a US$ 5,5 bilhões. A família Glazer, que hoje é a dona do clube, almeja até 6 bilhões de libras.
Jassim é filho de Hamad bin Jassim bin Jaber Al Thani, ex-primeiro ministro do Catar (2007 a 2013). Ambos têm ligações de parentesco com a família real catari, que controla o PSG. Ex-diretor do banco de investimentos suíço Credit Suisse, o xeque preside o banco catari QIB, atualmente. Caso a venda seja concretizada, os clubes seriam "primos" e a negociação de Neymar poderia ser facilitada.
Por que o United está sendo vendido?
"Ainda não está clara qual será a decisão da família Glazer quanto a venda ou não do clube. Existe muita especulação no ar, inclusive a de que eles poderiam simplesmente não vender agora ou vender uma parte, mantendo o controle. Contudo, a torcida do clube há muito tempo deseja que a saída dos Glazer e com as ofertas que estão na mesa é difícil que isso não ocorra", explica o advogado Eduardo Carlezzo, especializado em direito desportivo e sócio do Carlezzo Advogados.
Vale lembrar que as negociações pela compra da equipe inglesa já dura meses, e agora está na terceira fase de licitação. Recentemente, um outro bilionário declarou interesse na compra. Tratou-se de Jim Ratcliffe, dono do conglomerado químico Ineos Group.
"Na semana passada, a venda do Washington Commanders, da NFL, resultou no valor recorde já pago por uma franquia esportiva, independente da modalidade, superando US$ 6 bilhões. Ao que tudo indica as ofertas para a compra do United superam este valor e portanto, se concretizadas, seriam a maior aquisição da história do esporte", complementa Carlezzo.
Créditos

André Martins
Repórter da HomepageFormado na Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo mercado financeiro, está na Exame desde 2020. Escreve matérias hard news para diversas editorias, com destaque para Brasil, Esporte e POP. Apresentador do Exame Agora e Exame Inova.Produtos Recomendados pela Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
O paradigma da "nova economia” versus a “velha economia"
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais