Exame Logo

Inter espera mais de 40 mil pessoas em amistoso contra o México, no Beira-Rio

Partida contra a seleção da América do Norte é vista como oportunidade para internacionalizar a marca do clube

(Redes Sociais/Reprodução)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 11h51.

Em amistoso que abrirá a temporada de 2025, o Internacional vai encarar, nesta quinta-feira, 16 de janeiro, às 21h, a seleção do México.

São esperados mais de 40 mil pessoas no Beira-Rio. Em 2015, em amistoso contra o Shakhtar-UCR realizado também em janeiro, o Colorado levou ao estádio cerca de 35 mil pessoas, número que já foi superado com os ingressos vendidos antecipadamente para o duelo diante dos mexicanos.

Veja também

A diretoria do Colorado também enxerga esta partida como uma oportunidade de exposição da marca do clube. “Internacionalizaremos ainda mais a nossa marca e cresceremos. Queremos promover também a experiência para o nosso torcedor, que comparecerá em grande número no Beira-Rio”, cravou André Dalto, vice-presidente de administração do Inter.

De acordo com Dalto, as conversas entre as partes para que o amistoso acontecesse começaram a ser desenhadas ao final do Campeonato Brasileiro do ano passado. “Veio uma sugestão do departamento de futebol, que chegou através do Roger, do José Olavo Bisol (vice-presidente de futebol) e do André Mazzuco (diretor executivo), sabendo que o México jogaria na América Latina, de organizar uma partida amistosa. Entramos em contato com a Federação Mexicana, houve várias negociações e acertamos o amistoso”, explicou.

Outra novidade será o gramado que foi trocado ao final do Brasileirão. No ano passado, o clube viu o campo ficar submerso por sete dias durante as enchentes e ser danificado por completo. Após o replantio, foi possível chegar ao fim da temporada de 2024 com o campo em condições de jogo. O Inter decidiu trocar o gramado permanente. A única vez que havia feito este processo foi antes da Copa do Mundo de 2014.

“Vamos ter o gramado 85%, 90% do padrão do Beira-Rio. A torcida pode ficar tranquila que o jogo vai acontecer nas melhores condições. A gente espera ter o padrão tradicional do gramado do Beira-Rio no começo de fevereiro”, explicou Gabriel Nunes, vice-presidente de patrimônio.

Tradição contra seleções

O jogo contra o México não será o primeiro do Inter diante de uma seleção. Segundo o acervo do Museu do Inter, ao todo, foram 45 partidas disputadas, com 23 vitórias, oito empates e 14 derrotas, aproveitamento de 57%. Entre os adversários estiveram Argentina, Chile, França, Hungria, Peru, Romênia, Uruguai, entre outras tradicionais seleções (veja lista completa abaixo). Já o último embate aconteceu contra o Equador, em Quito, em 2002, que terminou em vitória colorada por 2 a 1. Os gols foram marcados por Diogo Rincón e Cássio.

Como chegam os times

O Inter está em pré-temporada desde o dia 6 de janeiro e será o primeiro e único teste antes do início do Gaúcho. O técnico Roger Machado vai utilizar os jogadores do grupo principal que estiverem à disposição. Rochet, Bruno Tabata e Gabriel Carvalho, lesionados, e Rogel, em transição física, são desfalques. A estreia da equipe colorada na competição estadual acontece no dia 22, às 19h, em Bagé, contra o Guarany.

O México, por sua vez, será um dos países-sede da Copa do Mundo de 2026 - Estados Unidos e Canadá dividem a candidatura - e está em fase de preparação para o torneio. A equipe convocou apenas jogadores que atuam no futebol mexicano. Os atletas que atuam na Europa não foram chamados. Depois de enfrentar o Inter, a seleção enfrenta o River Plate, na Argentina.

Confira a lista de jogos do Inter contra seleções:

10 estádios considerados os mais bonitos do mundo; veja fotos

Acompanhe tudo sobre:InternacionalFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame