Grupo LATAM adota couro reciclável em assentos de aeronaves
A iniciativa irá contemplar 24 aviões do modelo Boeing 787 e deve reduzir as emissões de carbono em até 60% com o reproveitamento do material que iria ser descartado
Repórter de ESG
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 18h06.
Última atualização em 5 de dezembro de 2024 às 18h08.
A indústria da aviação é responsável por70% da emissão de gases de efeito estufa e o Grupo LATAM tem apostado em uma estratégia para modernizar sua frota na América do Sul, investindo em tecnologias para a tornar mais eficiente e sustentável.
Uma das iniciativas da companhia aérea é adotar o couro reciclado para revestir e renovar os assentos de 24 aeronaves do modelo Boeing 787 -- somando quase 7 mil utilizando o material que iria ser descartado em aterros ou lixões, e se tornar um problemão ambiental. Entre as suas metas ESG, está se tornar "zero resíduo" destinados para aterros sanitários até 2027.
A novidade integra o processo de renovação de cabines de aviões que operam voos internacionais e parte delaserá implementada no LATAM MRO, maior centro de manutenção da companhia, em São Carlos (SP).
O couro fornecido pela fabricante Gen Phoenix soma 130 mil metros quadrados e pode cobrir 61% de toda a frota de assentos.Segundo estimativas, seu processo produtivo permite reduzir as emissões de carbono em até 60% e possibilita uma economia de até 55% no consumo de água ao diminuir a necessidade de criar gado, visto que evita o uso adicional de terras para pastagem e alimentação animal. Além disso, é capaz de reciclar 95% da água.
A LATAM destacou que além do novo estofamento ser sustentável, é uma alternativa de primeira qualidade e se destaca em design, conforto e durabilidade.
Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade do LATAM Airlines Group, disse em nota que a mudança permite continuar posicionando a companhia como um ator relevante na indústria em termos de sustentabilidade.
"Não é só sobre o propósito de otimizar e elevar a experiência dos passageiros a bordo, mas também se alinha com nossa meta de buscar ser um grupo zero resíduos ".