Acompanhe:

Como um projeto no deserto de Nevada iluminou o Super Bowl

Além da audiência recorde, a final de um dos maiores eventos esportivos dos EUA foi marcada pelo uso de 100% de energia renovável

Modo escuro

Continua após a publicidade
Energia: fazenda solar da NV Energy, que abasteceu estádio em Las Vegas, conta com 621 mil painéis solares (Divulgação: Ethan Miller / Equipe/Getty Images)

Energia: fazenda solar da NV Energy, que abasteceu estádio em Las Vegas, conta com 621 mil painéis solares (Divulgação: Ethan Miller / Equipe/Getty Images)

O Super Bowl é marcado por números superlativos, como audiências elevadas e altos desembolsos dos anunciantes. A decisão da 58ª edição do campeonato da NFL realizada no último domingo, 11, foi a mais assistida da história.

Dados da Nielsen apontam que a edição de 2024 chegou a um público de 123,4 milhões de pessoas, considerando-se as transmissões feitas pela CBS, Nickelodeon, Paramount+ e Univision nos Estados Unidos. Com isso, foi atingido o recorde de final mais assistida da história.

A edição de 2024, no entanto, foi marcada também pela pauta verde. Pela primeira vez, uma final do Super Bowl foi 100% abastecida por energia renovável — graças ao acordo do Allegiant Stadium, sede do Las Vegas Raiders, que sediou a decisão do Super Bowl LVIII, e a NV Energy, dona da fazenda solar.

No meio do deserto do estado americano de Nevada, a NV Energy conta com 621 mil painéis solares, responsáveis por abastecer o Allegiant Stadium. O Projeto Solar Arrow Canyon fica na Faixa Moapa da Reserva Indígena Paiute e gerou durante a construção 450 empregos — apenas 10% dessas vagas foram destinadas aos moradores locais.

De acordo com a US Energy Information Administration, agência de informação sobre energia dos EUA, mais de 20% da eletricidade do país veio de energia renovável em 2022.

Outros esportes

Segundo reportagem da CBS News, o estádio de Las Vegas assinou um acordo de 25 anos com a NV Energy para comprar energia de sua nova instalação solar. Na época do anúncio, Sandra Douglass Morgan, presidente dos Raiders, destacou o papel que a iniciativa pode ter para outros esportes.

“O Las Vegas Raiders tem orgulho de estabelecer o padrão de sustentabilidade não apenas para a NFL, mas para os esportes em todo o mundo. Temos a responsabilidade para com os nossos fãs, jogadores, comunidade e planeta de enfrentar a sustentabilidade de frente e estabelecer um novo padrão de sustentabilidade no desporto. Nosso alcance e impacto vão muito além do jogo”, declarou ao site oficial.

Em entrevista ao programa CBS Mornings, Jennifer M. Granholm, secretária de Energia do governo do presidente Biden, elogiou a iniciativa. “As pessoas por vezes ficam nervosas com a energia renovável, porque não têm a certeza se será fiável. O fato de a energia renovável poder alimentar uma instalação como essa deve dizer muito sobre o que pode acontecer em outras comunidades.”

A iniciativa do Allegiant Stadium foi reconhecida como positiva e, segundo especialistas, deve ter sido tomada depois de pesquisas que apontaram o apoio do público do Super Bowl às energias renováveis. No entanto, esse mesmo interesse não se refletiu nos anúncios durante a exibição da final do campeonato.

Dos 59 comerciais, apenas dois usaram veículos elétricos (Kia e BMW) com protagonismo. Um terceiro anúncio, da Volkswagen, apresentou brevemente o mais novo modelo elétrico da montadora alemã.

Em outubro de 2023, o Allegiant Stadium já tinha realizado o primeiro concerto alimentado por energia renovável ao receber a cantora P!NK. O show aconteceu logo depois de o Allegiant e o Las Vegas Raiders terem anunciado a conversão para energia limpa, logo após a certificação LEED Gold do estádio.

O Brasil também terá presença confirmada no Allegiant Stadium, que vai sediar jogos da Copa América 2024. A seleção brasileira vai enfrentar o Paraguai no dia 28 de junho.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Democratas levam luta pelo aborto de casa em casa na batalha eleitoral dos EUA
Mundo

Democratas levam luta pelo aborto de casa em casa na batalha eleitoral dos EUA

Há 3 horas

Vendas no varejo nos EUA sobem 0,7% em março ante fevereiro
Economia

Vendas no varejo nos EUA sobem 0,7% em março ante fevereiro

Há 4 horas

Entenda o que é a certificação de energia renovável 24/7
ESG

Entenda o que é a certificação de energia renovável 24/7

Há 5 horas

Julgamento criminal de Donald Trump começa em Nova York nesta segunda
Mundo

Julgamento criminal de Donald Trump começa em Nova York nesta segunda

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais