Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Helder Barbalho diz que educação será foco de seu 2º mandato no Pará

Para governador reeleito, é primordial para o futuro do estado investir no desenvolvimento da população

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em debate do Fórum Esfera Brasil (Iara Morselli/Divulgação)

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em debate do Fórum Esfera Brasil (Iara Morselli/Divulgação)

Governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB) diz que o foco de seu novo mandato será a educação pública. Durante o Fórum Esfera Brasil, ele afirmou que vai avançar no aperfeiçoamento de políticas públicas, nos investimentos das estradas e na segurança pública. E ressaltou que também é primordial para o futuro do estado investir no desenvolvimento da população. 

Barbalho participou do debate sobre projeto de lei que define um teto de 17% para o ICMS de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes coletivos, e defendeu que a alteração dessa alíquota serve para que os estados “continuem com sua saúde fiscal preservada”.

“Essa medida legislativa pontual retira dos estados, em primeiro lugar, a liderança sobre a governança do principal tributo, que é o ICMS. É claro que tem que se buscar uma alternativa”, observou. “Nós sabemos que foi uma medida com fórmula precária, desrespeitosa sobre o aspecto das relações federativas, porém, casuística para o momento em que estávamos vivendo”, adicionou. O Supremo Tribunal Federal decidirá se a política continuará válida em 2023.

Barbalho espera que o novo governo seja capaz de fazer o equilíbrio fiscal, respirando o desenvolvimento da pauta econômica e, por outro lado, incentive o resgate de políticas sociais. “Para que os brasileiros e brasileiras que necessitam do olhar, da atenção e da proteção do sistema social brasileiro possam ter uma vida melhor”, afirmou. 

O governador considera de extrema importância o debate de temas tão relevantes para o país, como o que foi promovido pelo Fórum Esfera Brasil. “Parabenizo o Grupo Esfera por ter esta iniciativa e torço para que daqui possamos extrair ideias que permitam ao Brasil que vença os seus desafios”, concluiu. 

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadICMSLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Esfera Brasil

Como reuniões do Copom e Fed devem influenciar trajetória de juros no Brasil e nos EUA

Como ficaria o desenho da Câmara dos Deputados com mudança na distribuição de assentos por estados

Criação de Autoridade Climática segue dividindo pontos de vista no governo

Imposto seletivo deve ser calibrado para conter consumo de álcool e tabaco, diz Banco Mundial