Exame Logo

Veto à desoneração vai aumentar custos de pecuaristas

Segundo o Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, o veto à isenção do PIS e da Cofins no setor aumentará em 9,25% os custos do setor

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, Antenor Nogueira, disse hoje (27/7) que os custos do setor irão aumentar 9,25%. O impacto negativo virá caso o presidente Lula confirme o veto à isenção do PIS e da Cofins sobre as rações e o sal mineral. O prejuízo será ainda maior, pois ele chega em um momento em que o preço da arroba do boi gordo sofre uma queda de 1,54%.

Nogueira avisou que o custo será ainda mais alto para os criadores de gado leiteiro, aves e suínos, que dependem mais desses insumos. Como os produtores não dispõem de mais margem para absorver custos, isso vai refletir no bolso do consumidor.

Veja também

"Esse veto foi uma surpresa. Não dá para entender qual é a intenção do governo com essa decisão" disse Nogueira. Segundo ele, a surpresa é ainda mais prejudicial porque muitos pecuaristas já estão pretendendo mudar para atividades mais lucrativos, como plantações de algodão e soja.

O presidente do fórum também afirmou que as exportações não foram prejudicadas pelas restrições da Rússia e da Argentina à carne brasileira. Isso porque outros 104 países importam carne do Brasil, principalmente Chile, Egito e Holanda, o que permitiu "driblar" em um primeiro momento a ausência desses dois mercados consumidores. Além disso, as restrições às exportações para a Rússia e Argentina estão sendo derrubadas gradualmente, já que o Brasil retomou o controle da aftosa. "Em questão de importação de carne bovina, o Brasil é como um lutador de boxe campeão: todos querem derrubar. Por isso é importante fazermos o dever de casa bem feito", concluiu.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame